A Escola de Educação Fundamental Geraldina Maria Tavares, da rede municipal de ensino de Gravatal, no Sul de catarinense, promoveu uma atividade diferente para os alunos do 1º ano Integral, com idades em média de 6 anos.
Sob orientação dos professores Bruno Constantino e Monique Cardoso, a turma participou da produção de uma salada de frutas no refeitório da escola, unindo aprendizado de inglês e prática culinária.
O objetivo da ação foi consolidar o vocabulário das frutas, "fruits" em inglês, de maneira prática e significativa. Durante o preparo da salada, as crianças foram incentivadas a nomear os alimentos na língua estrangeira, reforçando a pronúncia e estabelecendo uma associação direta entre as palavras estudadas em sala e os objetos reais do cotidiano.
Segundo os professores, o envolvimento dos alunos foi evidente. A atividade despertou entusiasmo, curiosidade e engajamento, além de proporcionar um momento de socialização durante a degustação coletiva.
“Atividades práticas como essa tornam o aprendizado mais significativo e memorável, pois conectam o conhecimento à experiência sensorial e ao cotidiano dos alunos. Além disso, proporcionam uma vivência lúdica e colaborativa, fatores que contribuem para a motivação, para a construção de sentidos e para a maior retenção do vocabulário de uma segunda língua”, explicou o professor de inglês Bruno Constantino.
Os resultados foram considerados positivos pela ampliação do vocabulário em inglês, melhora na pronúncia, conexão entre teoria e prática e estímulo ao trabalho em equipe.
"A experiência também se alinhou ao conteúdo que já vinha sendo trabalhado em sala de aula, como músicas, cartazes e exercícios de repetição. Dessa forma, a salada de frutas funcionou como uma extensão prática do aprendizado, permitindo que os alunos utilizassem o vocabulário de forma concreta, visual e prazerosa" contou o professor.
Fonte: Prefeitura de Gravatal