A história do futebol feminino no Rio Grande do Sul ganha um novo capítulo com a websérie “Elas Mudaram o Jogo: A História Não Contada do Futebol Feminino Gaúcho”, produzida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 e do Gabinete de Comunicação Social.
A produção inédita é dividida em três episódios e está disponível nas redes sociais da prefeitura, com cortes no Instagram @prefpoa e na íntegra no YouTube e Facebook.
O primeiro episódio, “As Pioneiras”, estreia nesta terça-feira (16) na Cinemateca Capitólio, durante homenagem às 36 pioneiras do futebol feminino gaúcho. A narrativa resgata os primeiros passos das mulheres no esporte, a luta contra o machismo e a persistência que mudou os rumos da modalidade no Estado.
“Essa websérie é um registro de resistência, coragem e inspiração. Ao contar a trajetória das pioneiras e projetar o futuro, celebramos a força das mulheres no esporte e reforçamos o legado que Porto Alegre está construindo para o futebol feminino”, afirma a secretária da Copa Feminina, Débora Garcia.
Segundo o secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, “mais do que contar uma história, a produção é um convite para engajar a população em um tema que vai além do esporte: valorização, igualdade e reconhecimento. Cada episódio é uma oportunidade de aprender, refletir e fortalecer juntos o futebol e a sociedade”.
Próximos episódios
O segundo episódio, “A Proibição”, com estreia prevista para outubro, mostra como o futebol feminino foi proibido no Rio Grande do Sul e no Brasil, revelando documentos históricos e a resistência das jogadoras que mantiveram a paixão pelo esporte viva, mesmo na clandestinidade.
O terceiro episódio, “Construindo o Futuro”, será lançado em novembro e traz depoimentos da nova geração, abordando os desafios e conquistas atuais do futebol feminino no Estado, no caminho para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027, da qual Porto Alegre será cidade-sede.
Fonte: PMPA