P U B L I C I D A D E

Prefeitura de Porto Alegre lança websérie que revela a trajetória do futebol feminino no RS

Produção inédita conta com três episódios, disponíveis nas redes sociais da prefeitura.
Na imagem, as jogadoras da dupla Gre-Nal se enfrentam pelo Campeonato Gaúcho de 1983. CRÉDITO: Revista Manchete, 10/12/1983 / Fotógrafo Paulo Franken.

Redação PIXTV (Site)

15 de setembro de 2025

atualizado às 13:58

A história do futebol feminino no Rio Grande do Sul ganha um novo capítulo com a websérie “Elas Mudaram o Jogo: A História Não Contada do Futebol Feminino Gaúcho”, produzida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 e do Gabinete de Comunicação Social.

A produção inédita é dividida em três episódios e está disponível nas redes sociais da prefeitura, com cortes no Instagram @prefpoa e na íntegra no YouTube e Facebook.

O primeiro episódio, “As Pioneiras”, estreia nesta terça-feira (16) na Cinemateca Capitólio, durante homenagem às 36 pioneiras do futebol feminino gaúcho. A narrativa resgata os primeiros passos das mulheres no esporte, a luta contra o machismo e a persistência que mudou os rumos da modalidade no Estado.

“Essa websérie é um registro de resistência, coragem e inspiração. Ao contar a trajetória das pioneiras e projetar o futuro, celebramos a força das mulheres no esporte e reforçamos o legado que Porto Alegre está construindo para o futebol feminino”, afirma a secretária da Copa Feminina, Débora Garcia.

Segundo o secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, “mais do que contar uma história, a produção é um convite para engajar a população em um tema que vai além do esporte: valorização, igualdade e reconhecimento. Cada episódio é uma oportunidade de aprender, refletir e fortalecer juntos o futebol e a sociedade”.

Próximos episódios 

O segundo episódio, “A Proibição”, com estreia prevista para outubro, mostra como o futebol feminino foi proibido no Rio Grande do Sul e no Brasil, revelando documentos históricos e a resistência das jogadoras que mantiveram a paixão pelo esporte viva, mesmo na clandestinidade.

O terceiro episódio, “Construindo o Futuro”, será lançado em novembro e traz depoimentos da nova geração, abordando os desafios e conquistas atuais do futebol feminino no Estado, no caminho para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027, da qual Porto Alegre será cidade-sede.

Fonte: PMPA

VEJA TAMBÉM:

imbituba-11
Althoff fecha unidade histórica em Imbituba (SC) após prédio ser leiloado por mais de R$ 40 milhões
modelo siteYT (1)
"Delivery de drogas”: motociclista que faria entrega de ilícitos em Garopaba (SC) é preso na BR-101
jorginho-mello-em-cerimonia-no-corpo-de-
Governador de SC sofre ameaça de morte e operação policial é desencadeada em três estados
agente
“O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura, representará o Brasil no Oscar 2026
img_250F2BA13B9D6A9AE2337A6F655FD5C51316
Transporte público segue sem alterações após negociação entre Expresso Garopaba e Prefeitura
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E