A Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil gaúcha concentra atualmente quase 40% de todos os registros de Boletins de Ocorrência (BOs) do estado. Em 2024, dos quase 1,5 milhão de registros efetuados na Polícia Civil, mais de 516 mil (36,2%) foram realizados via DOL. Em 2025, até o final de julho, o percentual já chega a quase 38%, evidenciando o crescimento da ferramenta, em vigor desde 2002.
A Delegada Titular da DOL, Viviane Francisco Pinto, destaca a evolução da plataforma. “A DOL, desde a sua instalação, passou por diversos departamentos e divisões dentro da Polícia Civil, até chegar no atual patamar, onde concentra um número considerável de ocorrências. No início, eram poucos fatos registráveis online; hoje são uma gama enorme, desde perdas de documentos e acidentes de trânsito sem lesões até casos que não envolvem violência, como estelionato, pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), abigeato, ameaças, entre outros. Essa ampliação permitiu que, em 10 anos, os registros online passassem de 8% para quase 40%”, detalha.
Atualmente, casos violentos como homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, além de desaparecimento de crianças e adolescentes, ainda não podem ser registrados pela plataforma.

Novidades na DOL
A importância da Delegacia Online se intensificou durante a pandemia, quando passou a permitir registros mesmo com restrições à circulação de pessoas. Desde então, surgiram espaços especializados: a Delegacia Online da Mulher (2022), que agora possibilita pedidos de Medidas Protetivas de Urgência; a Delegacia Online do Agro (Agrodol), lançada em 2023; e a Delegacia Online da Diversidade, mais recente.
Segundo a Delegada Viviane, o acesso à plataforma é intuitivo e direciona o usuário conforme o tipo de ocorrência. “Oferecemos instruções sobre o que pode ou não ser registrado online e mecanismos que conduzem o cidadão ao canal correto. Depois do registro, os policiais analisam cada caso e, se deferido, encaminham para investigação; caso seja indeferido, o usuário recebe orientações detalhadas sobre como corrigir o registro”, explica.
Para registrar um BO online, é necessário CPF e acesso à internet por computador, notebook, tablet ou celular. Para Medidas Protetivas de Urgência, também é exigida conta Gov.br, garantindo maior segurança ao usuário.
Casos mais comuns
Os registros mais frequentes na DOL incluem ameaças, perdas de documentos, estelionatos e furtos. “Desde que lançamos a possibilidade de solicitar MPUs online, houve grande aumento de pedidos”, acrescenta a Delegada.
Viviane ressalta ainda a importância do registro para o trabalho policial. “É fundamental que as ocorrências cheguem até nós. Quanto mais informações, inclusive fotos e vídeos, melhor para a investigação e para a ação policial”, afirma.
A Delegacia Online segue comprometida em facilitar o registro de ocorrências e fortalecer o trabalho da Polícia Civil, contribuindo para a segurança e melhoria da sociedade gaúcha.






