A Polícia Civil inaugurou na manhã desta segunda-feira (29) a nova sede da Delegacia de Polícia de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, considerada um marco para a segurança pública da região. A cerimônia também marcou a instalação da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) e a posse do delegado titular do órgão, Juliano Carvalho.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador Gabriel Souza; a deputada estadual Delegada Nadine Anflor, representando a presidência da Assembleia Legislativa; o prefeito Rodrigo Massulo; o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; o chefe da Polícia Civil, delegado Heraldo Chaves Guerreiro; a subchefe de Polícia, delegada Adriana Regina da Costa; e o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Cleber dos Santos Lima.
Nova estrutura
A nova sede foi projetada para oferecer um espaço moderno, funcional e acessível, com estacionamento e infraestrutura completa. O prédio abriga a Delegacia local e a recém-criada Decrab, incluindo cartórios, gabinetes, salas de investigação, registro de ocorrências, triagem, reconhecimento pessoal, três celas e alojamento para agentes.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, que assegurou o aluguel do imóvel, além do apoio do Consepro, que ajudou na aquisição de mobiliário e equipamentos por meio de contribuições da comunidade. Mais do que uma nova estrutura física, o prédio simboliza “um compromisso renovado com a segurança, o serviço público de qualidade e o respeito à população”.
Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato
A Decrab de Santo Antônio da Patrulha atenderá uma macrorregião que abrange 78 municípios distribuídos em seis regiões policiais do Rio Grande do Sul. A unidade terá a missão de prevenir, reprimir e investigar crimes rurais e de abigeato, incluindo furtos de gado, maquinário agrícola, defensivos e insumos, além de combater organizações criminosas ligadas ao meio rural.
A instalação da delegacia especializada responde à crescente demanda por um combate qualificado a essas modalidades criminosas, que impactam diretamente o agronegócio local e regional.
Localização estratégica
Localizada em um ponto estratégico no entroncamento de importantes rodovias gaúchas, Santo Antônio da Patrulha se torna um polo regional de segurança rural, permitindo maior coordenação policial, intercâmbio rápido de informações e repressão eficaz às rotas de escoamento de produtos furtados.