A Polícia Militar apreendeu uma submetralhadora artesanal de uso restrito durante uma ação no bairro Barreiros, em São José na Grande Florianópolis, na noite de terça-feira (7).
Segundo a corporação, a ocorrência começou por volta das 19h30, quando as guarnições abordaram um veículo suspeito nas proximidades do viaduto da comunidade Chico Mendes.
Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado no carro, mas um dos ocupantes demonstrou nervosismo e acabou admitindo que possuía uma arma de fogo artesanal em sua residência.
No endereço indicado, os policiais localizaram uma submetralhadora artesanal cromada, com carregador alongado e uma munição. O armamento, sem marca ou número de série, possui alto poder de fogo e características semelhantes ao modelo norte-americano MAC-10, desenvolvido na década de 1970 e conhecido pela alta cadência de disparos.
De acordo com as autoridades, armas desse tipo costumam ser fabricadas artesanalmente por ferreiros ou armeiros ligados a organizações criminosas, com potência e letalidade comparáveis às versões originais.
O responsável pelo armamento foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a arma e a munição, à Central de Plantão Policial (CPP) para os procedimentos legais.






