P U B L I C I D A D E

Falsos fiscais são detidos após abordagem da PM na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Dupla usava carro caracterizado, colete de “fiscalização” e equipamentos para intimidar comerciantes e aplicar golpes.
Fotos: Divulgação/PMSC

Redação PIXTV (Site)

15 de outubro de 2025

atualizado às 08:58

A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu, na tarde de terça-feira (14), dois homens suspeitos de se passarem por fiscais da defesa do consumidor para intimidar comerciantes e aplicar golpes na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

A abordagem foi realizada por guarnições da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM, após denúncias de que os ocupantes de um Jeep Compass com plotagem e giroflex — semelhante a uma viatura oficial — estariam realizando supostas fiscalizações no Sul da Ilha. Eles se apresentavam como integrantes de um órgão chamado INACON (Instituto Nacional de Apoio ao Consumidor).

Durante a ação policial, um dos suspeitos vestia colete com a inscrição “fiscalização”. No veículo e com os abordados, foram encontrados diversos itens que simulavam a função de agentes públicos: distintivos, carteiras funcionais, câmera corporal, spray de pimenta, computadores, celulares, tablet e até um equipamento de verificação de combustíveis.

Enquanto a ocorrência era atendida, uma mulher reconheceu um dos homens e relatou que um conhecido havia sido vítima de golpe com cartão bancário. A vítima foi localizada e confirmou que o suspeito esteve em sua casa se passando por funcionário de banco, recolheu o cartão e fez saques indevidos.

Na delegacia, comerciantes dos bairros Armação e Ribeirão da Ilha também compareceram e relataram que os mesmos indivíduos os abordaram de forma intimidatória. Segundo eles, a dupla alegava supostas irregularidades nos estabelecimentos e exigia a contratação de cursos para evitar multas ou sanções administrativas.

Os dois homens foram presos por usurpação de função pública. O veículo e todo o material utilizado no golpe foram apreendidos.

A Polícia Militar reforça que o único órgão oficial responsável pela fiscalização e proteção do consumidor em Santa Catarina é o PROCON. O suposto INACON não possui autorização legal para realizar esse tipo de atuação.

VEJA TAMBÉM:

invasao-casas-525x350
Cachorro protege família e impede crime em casa no bairro Campeche, em Florianópolis
modelo siteYT (2)
Motorista diz que caminhão está vazio, PRF insiste em vistoria e acha contrabando milionário em SC
modelo siteYT
Polícia investiga irregularidades em clínica de reabilitação na Praia do Rosa, em Imbituba (SC)
WhatsApp Image 2025-10-15 at 06.24
Ação contra lavagem de dinheiro do tráfico cumpre mandados em Imbituba e outras cidades de SC
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E