Uma frente fria deve atingir Santa Catarina entre o final da tarde de sábado (25) e terça-feira (28), provocando chuvas persistentes, temporais isolados e ventos fortes em diversas regiões do estado.
Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, o sistema se forma devido ao deslocamento de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera.
No sábado, a frente fria chega pelo Extremo Oeste e Oeste do estado, avançando pelo Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul entre a madrugada e manhã do domingo (26).
Já à tarde e noite de domingo, a instabilidade se desloca para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte de Santa Catarina, favorecendo chuvas intensas e temporais isolados.
Entre segunda (27) e terça-feira (28), o sistema tende a se manter semi-estacionário, mantendo a condição de chuva persistente e por vezes intensa, com raios, rajadas de vento e granizo isolado, especialmente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte.
Os ventos de nordeste permanecem fortes entre esta sexta (24) e sábado (25), com velocidades médias entre 20 e 30 km/h e rajadas de 50 a 70 km/h no Grande Oeste e Sul.
Na faixa costeira do Litoral Sul, os ventos apresentam médias de 30 a 40 km/h, com rajadas entre 60 e 80 km/h, mantendo o mar agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de 2,5 a 3 metros, podendo atingir picos maiores em alto-mar.
A Defesa Civil reforça que é fundamental acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão.






