A Polícia Civil do Rio Grande do Sul celebrou o retorno de 164 policiais civis aposentados, que voltam a integrar o efetivo da instituição por meio do Programa de Policiais Civis Aposentados para Prestação de Tarefa por Tempo Determinado. A iniciativa visa valorizar a experiência dos profissionais e fortalecer as forças de segurança do estado.
Criado em 2018, o programa permite que policiais aposentados desempenhem atividades durante três anos, incluindo atendimento ao público, registro de ocorrências, serviços de informática, cartorários, ensino e treinamento, condução de veículos oficiais, videomonitoramento e operações especializadas. Em contrapartida, recebem a Gratificação Especial de Retorno à Atividade (Gera), auxílio-alimentação, diárias, férias remuneradas e 13º proporcional à Gera.

Os aposentados atuarão em atividades administrativas em diversos órgãos, com carga de 40 horas semanais, conforme estabelece a Lei 15.109, de 11 de janeiro de 2018.
No ato de recepção aos policiais estiveram presentes o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, a Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Tolotti, o Delegado Titular do Departamento de Administração Policial, Rodrigo Machado Reis, entre outras autoridades.






