A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA/DIC), em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) de Florianópolis, prendeu em flagrante uma mulher pelo crime de maus-tratos qualificado a cães, no bairro Armação do Pântano do Sul.
A ação teve início após denúncias e imagens que mostravam os animais — cães sem raça definida e da raça shih tzu — em ambiente insalubre, confinados, sem água e alimentação, além de apresentarem extrema magreza.
Segundo a DIBEA, a tutora resistia às tentativas de abordagem administrativa e não buscava atendimento médico-veterinário gratuito para os animais.
Em diligência conjunta, os policiais constataram as condições precárias: o imóvel estava sujo, com fezes, odor fétido, e alguns cães confinados dentro de casa. Os animais apresentavam problemas de saúde e desnutrição.
Os cães foram resgatados pela DIBEA e encaminhados para atendimento médico-veterinário, ficando à espera de adoção responsável.
A tutora foi conduzida à Central de Plantão Policial da Capital, onde teve o flagrante formalizado e permanece à disposição do Poder Judiciário.

















