Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Marco do Saneamento é ameaçado no governo Lula

Redação PIXTV (Digital)

22 de março de 2023

atualizado às 12:21

Considerada uma importante conquista para o país, o novo Marco do Saneamento, aprovado em 2020, se encontra ameaçado por articulações do governo Lula (PT) e da base aliada no Congresso.

Declarações recentes de Rui Costa, ministro da Casa Cvil, revelam a intenção de modificar pontos cruciais da lei, por meio de um novo decreto cuja publicação está prevista para os próximos dias.

“Essa área tem vários modelos possíveis de parcerias com a iniciativa privada. Os decretos praticamente obrigavam ou restringiam a um modelo único, que era a concessão total. Inviabilizavam ou impediam os outros modelos. Nós estamos flexibilizando para abrir para todos os modelos: PPP, concessão privada, concessão total, subconcessão, concessão parcial, regional”, diz Rui Costa

As falas de Costa vão ao encontro de uma tendência que o PT já vinha sinalizando desde o fim de 2022, quando o partido deu voz ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) na discussão sobre saneamento básico do gabinete de transição.

O líder do MST se mostrou contrário ao Marco do Saneamento, dentre os diversos pontos, devido a exigência de licitação para firmar contratos, a atuação de uma agência federal para a regulação do setor – como é o caso da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana). Ele também se mostrou contrário a uma maior participação do setor privado no fornecimento dos serviços.

“É muito prejudicial você ter uma agência reguladora, como a Ana, com superpoderes e sem controle da sociedade", disse deputado.

Anteriormente, Rui Costa também havia dado uma declaração semelhante.

“A ANA não é chefe da agência estadual”, disse o ministro.

Mudanças

Antes do marco, as prefeituras podiam fechar contratos sem licitação com empresas estatais de saneamento, o que favorecia a manutenção de privilégios de monopólios e o afrouxamento das metas de atendimento à população.

Hoje, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 100 milhões não têm coleta nem tratamento de esgoto. A meta do Marco do Saneamento, Lei Federal 14.026/2020, é que 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% aos serviços de esgoto.

Na época em que foi aprovado, o então ministro da economia Paulo Guedes explicou a importância da participação da iniciativa privada no saneamento público.

“Esperamos que haja 700 bilhões de investimentos no setor pelos próximos anos. É um grande avanço, porque temos 35 milhões de brasileiros que não podem lavar as mãos em água limpa! O novo Marco do Saneamento vai destravar a primeira grande onda de investimentos, que depois será seguida por cabotagem, setor elétrico, gás natural, petróleo. Ou seja vamos retomar o crescimento, com o apoio do presidente Bolsonaro e do Congresso.”

Pelas regras sancionadas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), a principal meta estipulada para as companhias de abastecimento até 2033 é garantir que 99% da população conquiste o acesso à água potável, e 90% dos brasileiros contem com coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com informações do Instituto Trata Brasil, há um ano, cerca de 5 milhões de pessoas que habitam as 100 principais cidades do país ainda não contavam com serviços de tratamento de água potável. No total nacional, 16% da população não possuem rede de água e quase metade dos brasileiros está sem tratamento de esgoto.

Questionada sobre o prazo estipulado pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico para que os cidadãos tenham o mínimo de condições sanitárias, a direção da ANA é incisiva.

“Após a finalização do processo de avaliação de capacidade econômico-financeira em 31 de março de 2033, essas empresas que não cumprirem os requisitos possuem a alternativa de se adequar através do decreto 11.030 que definiu um prazo para a alienação de controle da Companhia”, explica a direção da agência.

 

Fonte Brasil Sem Medo

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E