P U B L I C I D A D E

Lixo espacial cruza o céu do RS e gera curiosidade; entenda

Segundo análise do Observatório Heller e Jung, o fenômeno foi causado pela reentrada na atmosfera de um pedaço de um foguete na órbita terrestre. Veja o vídeo.

Redação PIXTV (Digital)

25 de agosto de 2023

atualizado às 11:37

No início da madrugada desta sexta-feira (25), um detalhe curioso chamou a atenção de moradores de cidades do Rio Grande do Sul. Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram uma luz cruzando o céu, fruto de um rastro de fogo de lixo espacial. O assunto foi um dos mais comentados da internet e muitos internautas chegaram a especular que se tratava de um meteoro.

Segundo a análise do Observatório Heller e Jung, a luz foi causada pela reentrada na atmosfera de um pedaço de foguete russo que estava na órbita da Terra. O material é considerado lixo espacial.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região sul e proprietário do observatório, o foguete em questão é o Soyus SL-4 R/B, lançado em 22 de agosto de 2023 no Cazaquistão.

O especialista explica que a reentrada da estrutura na órbita terrestre estava prevista. A trajetória aproximada incluía a passagem desde a região do Uruguai, atravessando o Brasil até o Norte.

Dados do observatório mostram que o corpo de foguete entrou na atmosfera terrestre às 23h39min53s e ficou até 23h41min31s — ou seja, mais de um minuto.

Há relatos de usuários que afirmam ter avistado a forte luz no céu de cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Taquara, Lajeado, Capão da Canoa, Montenegro, Bento Gonçalves e Vacaria. Há também registros da passagem no céu de Criciúma (SC).

Ainda não se sabe onde foi o final da trajetória e se ele caiu. O observatório seguirá analisando.

Veja o rastro de fogo de lixo espacial no céu do RS:

Com informações do jornal GZH

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
1-5
Polícia Militar apreende drogas em veículo e residência de homem em Garopaba (SC)
remedios_2912203617_0
Farmácia Popular: veja como fica lista de medicamentos ofertados
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E