Dita por uns como uma das praias mais lindas de Garopaba, por outros como a mais ‘desértica’. A verdade é que a praia de Siriú é diversificada, tanto para quem busca uma pausa da agitação de praias mais badaladas, como a praia Central da cidade, quanto para quem curte aproveitar o mar com a família. Pois o Siriú possui estes dois lados, a depender da época do ano e em qual parte da longa faixa de areia você se encontra.
A praia de Siriú fica localizada no município de Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina. É a praia mais extensa da cidade, com uma faixa de areia de aproximadamente 4 km. Na praia desemboca a Lagoa do Macacu, fazendo parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e é uma área de preservação permanente, o que encanta os visitantes com a beleza exuberante da região.
Em alguns períodos do ano, o Siriú fica repleto de turistas, banhistas, concentrados em certos pontos, que aproveitam para realizar atividades no mar e na nas areias. Uma opção para quem prefere terra firme é descer nas dunas de Sandboard. A praia de Siriú é famosa por suas dunas, que chegam a até 5km de comprimento, pela estrada é possível contemplar a altitude das dunas. São dois lugares preparados para a prática de Sandboard e dois pontos se localizam na estrada de Garopaba para o Siriú (GRP-010).
Além do Sandboard, outra atividade bacana de fazer são esportes náuticos na Lagoa. Pela praia tem como acessar a lagoa, um lugar bastante convidativo, pois de um lado é possível avistar o mar e de outro a lagoa. Ao redor da lagoa há um ótimo espaço onde ficam barracas de aluguel de cadeira de praia, guarda-sol e materiais para atividades como caiaque e stand up paddle.
Apesar de, praticamente toda a extensão da praia ser deserta, com pouca infra-estrutura, é possível realizar atividades esportivas e de lazer. O da Lagoa desembocar na praia atrai muitas famílias com crianças. Por ser mar aberto, a água costuma ser bastante agitada, então a concentração de banhistas se dá na beira do mar, na chamada "barrinha" local do desemboque. O agito propicia uma condição muito desejada pelos surfistas: ondas boas para surfar com vento Sul e swell Leste.
Trilha e Baleias
É possível acessar também a praia por uma trilha que começa no Centro da cidade. No costão rochoso, depois da escadaria, existe um mirante natural para observação de baleias-francas no período de junho a novembro (sobretudo em agosto e setembro, auge da temporada de baleias).
O Siriú se encontra dentro de uma unidade de conservação estadual: a Área de Proteção Ambiental do Entorno Costeiro, criada em 2009 depois da recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. E suas águas e o ilhote de Siriú fazem parte da unidade de conservação federal, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF).
É uma área de campos de dunas e vegetação de restinga, típica da planície costeira da Mata Atlântica. Sua extensão e tranquilidade, com áreas quase desertas é um convite a uma caminhada.
Escolheu a Praia de Bombinhas como seu próximo destino? Então veja abaixo a localização:
Com Infromações: turismo.garopaba.sc.gov / neverland.com.br