O edital de Pontos e Pontões de Cultura abriu inscrições nesta quarta-feira (23). O documento, publicado pela Prefeitura de Imbituba (SC), é realizado com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Foi destinado o valor total de R$ 96.841,79 para aplicação em ações exclusiva na Lei Cultura Viva, conforme o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) deliberado em Escuta Pública realizada com os artistas e trabalhadores de cultura do município.
Serão premiadas três entidades e/ou coletivos, divididos entre as seguintes categorias descritas: 2 prêmios para entidade que possuem o certificado do MINC (Ministério da Cultura) de Ponto de Cultura e já fazem parte da rede; 1 prêmio para entidades que executam atividades voltadas à cultura, mas não possuem o certificado do MINC.
As inscrições são gratuitas e vão até dia 04 de novembro. Devem ser protocoladas obrigatoriamente online (via sistema 1doc) no site da Prefeitura de Imbituba: https://www.imbituba.sc.gov.br
O que é um Ponto de Cultura?
De acordo com a Lei Cultura Viva (PNCV), instituída pela Lei nº 13.018/2014, Pontos de Cultura são entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulem atividades culturais em suas comunidades.
O que é um Pontão de Cultura?
Pontões de Cultura são entidades que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, e ao desenvolvimento de ações conjuntas.