A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Vicus X, voltada ao combate ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas. A ofensiva foi coordenada pela 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ª DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
LEIA TAMBÉM: Moraes dá aval ao decreto de Lula que aumenta alíquotas do IOF, mas sem "risco sacado"
Ao todo, foram cumpridas 24 ordens judiciais — sendo 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão — nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Charqueadas. Parte dos mandados foi executada dentro do sistema penitenciário estadual, nos presídios dessas três últimas cidades.
Até o momento, nove pessoas foram presas, e celulares foram apreendidos para análise.
Segundo o delegado Alencar Carraro, diretor de investigações do Denarc, a operação integra uma estratégia da Polícia Civil para enfraquecer o poder financeiro e estrutural de facções criminosas, além de reforçar a presença do Estado em áreas dominadas pelo tráfico. “As medidas cautelares em andamento visam o angariamento de outras provas para responsabilização criminal de todos os envolvidos, especialmente das lideranças do narcotráfico no estado”, afirmou.
Já o diretor do Denarc, delegado Carlos Wendt, destacou que a ação reforça o compromisso da instituição com a segurança pública. “Nosso objetivo é combater com rigor o tráfico de drogas e suas ramificações, enfraquecendo financeiramente essas organizações e responsabilizando suas lideranças", disse.


