A Polícia Civil de Santa Catarina realizou ontem (24) a operação Fraude Nacional, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que aplicava golpes em empresários por meio da falsa promessa de liberação de recursos do BNDES. A ação foi coordenada pela Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina — incluindo Florianópolis, Biguaçu, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Pinhalzinho —, além de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). A operação contou com apoio das polícias civis dos dois estados.
De acordo com as investigações, o principal suspeito se apresentava como agenciador vinculado ao BNDES e oferecia um suposto plano de reestruturação financeira para pequenas e médias empresas. Aos empresários, ele prometia a liberação de linhas de crédito para expansão dos negócios, mediante pagamento antecipado por parte das vítimas.
A empresa usada para aplicar o golpe era a NSE Consultoria, que servia de fachada para convencer os alvos da fraude. Segundo a Polícia Civil, os investigados arrecadaram mais de R$ 6 milhões com o esquema, que fez vítimas em Santa Catarina e outros estados do país.
Os suspeitos devem responder por estelionato e associação criminosa.