O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Coordenação Nacional de Logística do G20, e a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) concluíram parceria inédita, que oferecerá uma solução sustentável para o consumo de água nas reuniões do G20 que ocorrem até novembro de 2024. Durante os próximos encontros, que ocorrem em diversas cidades do país, e também na Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo do G20, a ser realizada em novembro no Rio de Janeiro, latas de alumínio irão substituir as usuais garrafas plásticas que servem água aos participantes das discussões.
No total, serão 100 mil unidades de água mineral de fonte brasileira de Águas de Lindóia/SP, em latas de alumínio personalizadas de 350ml. A embalagem é um símbolo universal de economia circular, podendo ser totalmente reciclada, infinitamente, além de ter a menor pegada média de carbono e hídrica dentre todas as embalagens para bebidas. Além disso, contribui para a geração de renda junto à população mais vulnerável e, consequentemente, para a diminuição da desigualdade social, uma das questões prioritárias nas discussões dos Grupos de Trabalho do G20.
O Brasil se destaca mundialmente quando o assunto é reciclagem da lata de alumínio, alcançando ano a ano índices muito expressivos e mantendo média acima de 97% nos últimos 10 anos, evitando a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Para efeito de comparação, os países europeus reciclam em média 76% e os Estados Unidos 60% das latas. Além disso, a reciclagem da lata de alumínio economiza energia anual de 5.000 Ghz ou o equivalente a 1% do total consumido no Brasil.
Segundo o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, a iniciativa é inédita e abre um precedente positivo para que a água em lata passe a se tornar uma realidade mais presente em eventos mundo afora. “A água em lata apresentou crescimento impressionante no Brasil, tendo alcançado um resultado de vendas 303% maior entre janeiro e junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado”, explicou o executivo. “Ver a água em lata ganhando espaço em um evento da magnitude do G20 mostra que estamos no caminho certo, apresentando para o mundo a lata de alumínio como uma verdadeira opção consciente que preserva o meio ambiente”, declarou Cátilo.
Sustentabilidade é prioridade brasileira no G20
O Grupo dos Vinte é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões políticas e econômicas internacionais. A presidência brasileira do G20 teve início em 1º de dezembro de 2023 e segue até 30 de novembro de 2024. Além de 19 países dos cinco continentes, também integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional.
A promoção do desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo é uma das três prioridades da presidência do Brasil para o G20, país que tem a matriz energética mais renovável entre as maiores economias do mundo. O combate à fome, à pobreza e à desigualdade e a reforma da governança global são os outros temas prioritários que estão sendo tratados nas reuniões do Grupo.