Garopaba vive um momento importante de diálogo sobre seu futuro. O município reafirma sua posição como um dos mais dinâmicos da Grande Florianópolis ao consolidar indicadores positivos de crescimento econômico e fortalecer o diálogo entre setor produtivo, poder público e sociedade civil.
Nesse contexto, a Associação Empresarial de Garopaba (ACIG) promoveu no dia 25 de março, no Restaurante Zanoni, o Almoço de Líderes – “Garopaba cresce quando crescemos juntos”, reunindo cerca de 70 participantes entre empresários, gestores públicos, vereadores e representantes comunitários.
O encontro teve como proposta refletir sobre caminhos de desenvolvimento para o município, conhecer melhor sua realidade socioeconômica e engajar lideranças locais na construção de uma visão estratégica de longo prazo. Durante o evento, foram apresentados indicadores socioeconômicos de Garopaba, trazendo uma leitura estratégica sobre a realidade e as oportunidades de desenvolvimento.
Além disso, o encontro contou com a participação de lideranças de municípios catarinenses que já aplicam a metodologia de desenvolvimento econômico local, Grão Pará e Bom Jardim da Serra, compartilhando experiências e resultados obtidos a partir da construção coletiva de estratégias de planejamento.
Essa metodologia, aplicada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) através do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), está presente em mais de 80 municípios catarinenses desde 2012 e já alcança mais de 150 cidades no Brasil.
Inspirada nos princípios do Consenso de Essen, originado na Alemanha, a abordagem orienta processos de desenvolvimento econômico local a partir do diálogo e da construção de consensos entre setor público, iniciativa privada e sociedade civil.
Entre os presentes, estiveram lideranças como o Promotor de Justiça da Comarca de Garopaba, Dr. Guilherme Simas, o Presidente da Câmara de Vereadores, Edmundo Nascimento, o Chefe de Gabinete Alex Sandro de Jesus, que representou o deputado Ivan Naatz, o Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento de Garopaba, Sergio Lima, além do Diretor do IDEL-FACISC, Antônio Carlos Bandeira Guimarães Filho, e o Presidente do COMTUR, Gustavo Rafael Sassón Vega.
Durante o evento, foi firmado um Termo de Compromisso para a criação e implementação da Política de Desenvolvimento Socioeconômico de Garopaba. O documento estabelece como objetivos principais:
● Promover a qualidade de vida nos centros urbanos e rurais;
● Criar ambiente favorável para atração de investimentos;
● Construir capacidade de desenvolvimento que una crescimento econômico e bem-estar da população;
● Instituir processos colaborativos entre poder público, setor empresarial e sociedade civil;
● Fortalecer a credibilidade dos conselhos de desenvolvimento municipais.
De acordo com Suzana Hubner Wolff, presidente da Associação Empresarial de Garopaba, o Almoço de Líderes demonstrou a força da mobilização local e evidenciou um dos maiores ativos do município: a capacidade de organização e cooperação entre diferentes setores.
“Esse engajamento mostra que Garopaba está preparada para pensar o futuro de forma coletiva e responsável, construindo uma agenda de desenvolvimento sustentável e integrada, capaz de gerar resultados duradouros para toda a comunidade”, destacou.





VEJA TAMBÉM:
- Refis 2026: Garopaba (SC) abre renegociação de dívidas para contribuintes com até 90% de desconto
- 1º pedal do Circuito de Cicloturismo de Garopaba (SC) será em 28 de junho; saiba como participar
- Mais de dois meses após acidente, empresária de Garopaba (SC) segue internada na Grande Florianópolis
- Jovem é preso por tráfico durante abordagem de trânsito na região central de Garopaba (SC)
- Duas adolescentes e menino de 11 anos são atropelados por caminhões em São José e Garopaba (SC)
- Dia Internacional do Yoga: Centro de Yoga Montanha Encantada promove evento gratuito em Garopaba (SC)






