Uma obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Anita Garibaldi, na Serra catarinense, está instalando 9 quilômetros de novas redes coletoras. A região beneficiada é a da chamada Bacia 5, que atravessa o Centro da cidade e abrange 915 novas unidades.
O valor da obra é de R$ 4,5 milhões e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) espera concluir o assentamento até junho de 2024. No total, mais de 3.600 pessoas serão beneficiadas quando a rede começar a ser operada na cidade. Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto está em processo de licitação, com previsão de início das obras até o final deste ano.
A companhia também vem executando melhorias no setor de água do município. Nos últimos meses, 8 km de novas redes mais resistentes e de maior vazão foram instaladas nas ruas Idalino Fernandes Sobrinho, Vidal Ramos Junior, Miguel Baby Sobrinho, Frei Rogério, Otacílio Granzoto e José Pagno. As tubulações também foram deslocadas do meio das ruas para o passeio, a fim de possibilitar a pavimentação.
Completando os investimentos de 2024, a Casan prevê a instalação de dois novos reservatórios no município. Eles terão capacidade para 400 mil litros de água e servirão para reforçar o abastecimento nos pontos mais altos e distantes da cidade.