P U B L I C I D A D E

Anvisa atualiza normas de vigilância em portos e aeroportos

São medidas para reduzir risco de disseminação de doenças no país.
Norma foi aprovada pela diretoria colegiada esta semana. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Redação PIXTV (Site)

11 de outubro de 2024

atualizado às 14:39

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as regras de vigilância epidemiológica em portos e aeroportos brasileiros. Na prática, a norma, aprovada pela diretoria colegiada esta semana, trata de medidas para reduzir o risco de entrada e disseminação de doenças no país, por viajantes e mercadorias.

Em nota, a Anvisa destacou que tais medidas devem ser adotadas por administradores de portos e aeroportos brasileiros e também por companhias de transporte aéreo e marítimo que atuam nessas localidades. A previsão da agência é que as regras sejam publicadas ao longo dos próximos dias.

“Recentemente, algumas situações necessitaram de medidas de rígido controle e vigilância epidemiológica. Como exemplos, podemos citar os casos importados de sarampo e a emergência em saúde pública de importância internacional (ESPII) da nova variante do vírus causador da mpox na África.”

Mudanças

Entre as mudanças anunciadas está a exigência de planos de contingência pelos administradores de portos e aeroportos. “Agora, esses planos devem ser testados anualmente, em pontos de entrada estratégicos”.

A agência informou ainda ter simplificado atividades de detecção, resposta inicial e avaliação de riscos para viajantes com condições clínicas que não representem riscos para a saúde pública. “O objetivo, nesse caso, é destravar operações que antes aguardavam liberação da Anvisa”.

A nova norma também revoga a centralização de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) na Anvisa. O documento serve como comprovante de imunização para uma série de doenças e, atualmente, é emitido pelo Meu SUS Digital.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

faca
Disputa por terras resulta em homem esfaqueado no bairro Palhocinha, em Garopaba (SC)
modelo siteYT
Morre segunda vítima de explosão em posto de gasolina no centro do Rio de Janeiro
15e2366b-26d9-43fc-925d-589bc6feff22-1
Homem com mandado em aberto por estelionato é preso em blitz na SC-370, em Braço do Norte
o-medico-anestesista-giovanni-quintella-
Médico anestesista que estuprou pacientes na sala de parto é condenado a 30 anos de prisão
2-800x445
Imbituba (SC) lança Pronto Atendimento 24h via telemedicina
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E