Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Argentina deixa de cobrar imposto sobre importações; como a medida afeta o Brasil?

Medida deve valer antes do final do ano, antes disso já houve redução da alíquota.
Foto: iStock/Oleksii Liskonih

Redação PIXTV (Site)

3 de dezembro de 2024

atualizado às 09:30

A Argentina, país de relevância comercial para o Brasil, reduziu a cobrança do PAIS (Para uma Argentina Inclusiva e Solidária) em 95% e promete eliminar o tributo até o final deste ano. O imposto foi criado no governo anterior ao de Javier Milei de forma emergencial sobre algumas operações em moeda estrangeira da República Argentina, mas acabou se tornando permanente. E como ficam os negócios com o nosso país a partir desta mudança?

Leia também: Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios

A normativa, publicada no último dia 26 pela ARCA, sucessora da AFIP (órgão que faz as funções da Receita Federal no país vizinho), é comemorada por entidades do Rio Grande do Sul. Segundo o secretário-geral da Câmara Empresarial Argentino Brasileira do Rio Grande do serão bastante impactados e de maneira positiva”, diz Cezimbra.

Além da redução, o importador argentino não tem mais a obrigação de recolher o valor do imposto antecipadamente. “Com o fim do imposto, barateiam-se produtos importados, permitindo uma maior competitividade para a produção brasileira, que sempre viu o mercado argentino como atrativo mas que desde 2019, com a criação do imposto, acabou perdendo competitividade’, explica o secretário-geral.

Cezimbra lembra que embora haja uma medida que beneficie os negócios entre os dois países, a economia argentina ainda é frágil no governo Milei. Não houve crescimento econômico significativo, mas as reformas estatais estão sendo implementadas conforme a possibilidade. A redução da carga na importação possibilita que nossos produtos ingressem no mercado vizinho com maior força, porém, não sem protesto e sem reclamações do setor produtivo argentino”, alerta.

Fonte: ABC+

VEJA TAMBÉM:

download (2)
Garopaba e outras 16 cidades de SC são alvo de operação contra fraudes em licitações
preso-prisao-amarrado-sequestrado-abuso-
Polícia resgata vítimas de sequestro em Gravataí (RS) e prende três suspeitos
Pastor Cláudio Duarte fará apresentação em Imbituba (SC) no dia 14
54412470457_0a3f1fd148_b
O que disseram as prefeituras alvo de operação contra corrupção em SC
modelo siteYT
C&A inaugura loja em Jaraguá do Sul (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E