O Rio Grande do Sul viveu, em maio de 2024, uma das maiores tragédias climáticas de sua história. A enchente que devastou centenas de cidades deixou marcas profundas em escolas, lares e comunidades inteiras. Entre os espaços afetados, estão duas instituições de ensino infantil em Porto Alegre, onde dezenas de crianças tiveram o ambiente de aprendizado danificado.
Foi nesse cenário que dois arquitetos de Tubarão, Douglas Fernandes e Renata Lima, contratados para participar do “Projeto Aurora Infraestrutura”, assumiram a responsabilidade de transformar destruição em esperança.
O projeto é desenvolvido por um comitê de trabalho formado pela Instituição Alma Mater e tem como objetivo não apenas recuperar a estrutura física, mas repensar o espaço escolar, tornando-o mais seguro, inclusivo e adaptado às novas necessidades da comunidade. “Toda criança merece um local de qualidade para aprender. Nosso desafio é técnico, mas, acima de tudo, humano”, afirma o arquiteto Douglas.
No escritório, entre plantas, esboços e discussões técnicas, nasceu a proposta de remodelação. A ideia central vai além da reconstrução: criar um acesso unificado ao ambiente escolar e ampliar a infraestrutura, para garantir mais qualidade à educação infantil dessas escolas de Porto Alegre.
Segundo os profissionais, a arquitetura exerce papel crucial em processos de resiliência pós-desastre. “Quando pensamos em arquitetura, não pensamos apenas em paredes, telhados e concreto. Pensamos em sonhos, em histórias e em vidas que vão florescer dentro desses espaços”, ressalta a arquiteta Renata.
As obras já tiveram início e, segundo os arquitetos, seguem um rigoroso planejamento. Os primeiros passos já foram dados. “Ampliar a infraestrutura das escolas é, para nós, mais do que um desafio técnico: é um compromisso com o futuro”, destacam.
A participação dos arquitetos de Tubarão no projeto simboliza também a união de esforços prol da reconstrução das escolas do Rio Grande do Sul, através do “Projeto Aurora Infraestrutura”.
Para eles, o trabalho é uma oportunidade de exercer o papel social da profissão. Esse é só o primeiro capítulo de uma história que vai mudar a vida de muitas pessoas”, fala o arquiteto Douglas. ”E queremos que todos acompanhem cada passo dessa transformação junto com a gente”, diz Renata.
Projeto vira websérie
Para que o público possa acompanhar o passo a passo da obra, os arquitetos lançaram uma série de vídeos sobre a transformação e execução do trabalho nas escolas. O primeiro vídeo “Projeto Aurora - Diário de Obra” já foi lançado e pode ser conferido no Instagram, através do endereço: @studiodoufe e no @arquitetarenatalima. Acesse aqui: https://www.instagram.com/p/DOOXXjMEQ0V/