P U B L I C I D A D E

Arquitetos de Tubarão projetam reforma e ampliação de escolas atingidas pela enchente no RS

Douglas Fernandes e Renata Lima executam projeto através do “Projeto Aurora Infraestrutura”.
Foto: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

16 de setembro de 2025

atualizado às 12:00

O Rio Grande do Sul viveu, em maio de 2024, uma das maiores tragédias climáticas de sua história. A enchente que devastou centenas de cidades deixou marcas profundas em escolas, lares e comunidades inteiras. Entre os espaços afetados, estão duas instituições de ensino infantil em Porto Alegre, onde dezenas de crianças tiveram o ambiente de aprendizado danificado.

Foi nesse cenário que dois arquitetos de Tubarão, Douglas Fernandes e Renata Lima, contratados para participar do “Projeto Aurora Infraestrutura”, assumiram a responsabilidade de transformar destruição em esperança.

O projeto é desenvolvido por um comitê de trabalho formado pela Instituição Alma Mater e tem como objetivo não apenas recuperar a estrutura física, mas repensar o espaço escolar, tornando-o mais seguro, inclusivo e adaptado às novas necessidades da comunidade. “Toda criança merece um local de qualidade para aprender. Nosso desafio é técnico, mas, acima de tudo, humano”, afirma o arquiteto Douglas.

No escritório, entre plantas, esboços e discussões técnicas, nasceu a proposta de remodelação. A ideia central vai além da reconstrução: criar um acesso unificado ao ambiente escolar e ampliar a infraestrutura, para garantir mais qualidade à educação infantil dessas escolas de Porto Alegre.

Segundo os profissionais, a arquitetura exerce papel crucial em processos de resiliência pós-desastre. “Quando pensamos em arquitetura, não pensamos apenas em paredes, telhados e concreto. Pensamos em sonhos, em histórias e em vidas que vão florescer dentro desses espaços”, ressalta a arquiteta Renata.

As obras já tiveram início e, segundo os arquitetos, seguem um rigoroso planejamento. Os primeiros passos já foram dados. “Ampliar a infraestrutura das escolas é, para nós, mais do que um desafio técnico: é um compromisso com o futuro”, destacam.

A participação dos arquitetos de Tubarão no projeto simboliza também a união de esforços prol da reconstrução das escolas do Rio Grande do Sul, através do “Projeto Aurora Infraestrutura”.

Para eles, o trabalho é uma oportunidade de exercer o papel social da profissão. Esse é só o primeiro capítulo de uma história que vai mudar a vida de muitas pessoas”, fala o arquiteto Douglas. ”E queremos que todos acompanhem cada passo dessa transformação junto com a gente”, diz Renata.

Projeto vira websérie

Para que o público possa acompanhar o passo a passo da obra, os arquitetos lançaram uma série de vídeos sobre a transformação e execução do trabalho nas escolas. O primeiro vídeo “Projeto Aurora - Diário de Obra” já foi lançado e pode ser conferido no Instagram, através do endereço: @studiodoufe e no @arquitetarenatalima. Acesse aqui: https://www.instagram.com/p/DOOXXjMEQ0V/

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E