P U B L I C I D A D E

Atenção para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda

Programas piratas roubam dados pessoais e financeiros de contribuinte.
Receita Federal orienta população sobre golpe. | Foto: © Joédson Alves/Agência Brasil

Redação PIXTV (Site)

11 de abril de 2024

atualizado às 15:02

O contribuinte deve ficar atento no período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Criminosos estão aproveitando o momento para dar golpes por meio de falsos aplicativos.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) identificou a atividade de fraudadores e emitiu um alerta. Estelionatários induzem o contribuinte a baixar e a instalar aplicativos falsos de preenchimento da declaração nas lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Segundo a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos com o original da Receita, inclusive reproduzindo a logomarca. Quem usa a versão dos golpistas acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.

Para evitar cair em um desses golpes, a Receita Federal recomenda que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site oficial do Imposto de Renda, na internet. Quem quiser preencher a declaração por dispositivos móveis deve baixar o aplicativo oficial, disponível neste link para Android e neste para o sistema iOS.

A Receita também reforça que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Essa se tornou outra prática comum dos estelionatários.

A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser feita até as 23h59min59s de 31 de maio. Até lá, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações. Até as 15h46 desta quarta-feira (10), 12.904.537 contribuintes tinham enviado o documento. Isso representa 30% do total esperado para este ano.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Moradores de Garopaba (SC) reclamam de problemas na coleta de lixo e Resamb se pronuncia
modelo siteYT (2)
Corrupção na coleta de lixo: prefeitura do Litoral Sul de SC é alvo de operação policial
pexels-energepiccom-288476
Motorista é preso após dirigir sob efeito de álcool e bater no portão de casa em Garopaba (SC)
idosos_1727967370516
Idoso e cuidadora são feitos reféns por quatro horas durante assalto a casa no Sul catarinense
telefonia-5g-mcajr-abr-2907221134_1
Mulher é presa por receptação após comprar celulares furtados por R$ 1,2 mil em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E