Uma baleia de 12,3 metros morreu após encalhar na praia de Itaguaçu e ser encontrada na areia da Prainha, em São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (3).
De acordo com informação do Projeto de Monitoramento (PMP) de Praias da Univille, o animal é da espécie Balaenoptera edeni e estava se deslocando sentido Norte. A baleia já estava em avançado estado de decomposição.
Foi necessário mobilizar um maquinário para retirar o animal da praia. Este é o primeiro caso de uma baleia encalhada entre os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.
Este foi o segundo caso de baleia morta encalhada em praias catarinenses nesta semana. Na segunda-feira (2), uma cachalote fêmea com cerca de 11 metros, da espécie Physeter macrocephallus, morreu após encalhar na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis.
O encalhe ocorreu no domingo (1º) e, segundo a associação R3 Animal, pode se tratar de uma mesma baleia que chegou a encalhar e voltar ao mar na praia de Jurerê, no Norte de Florianópolis, no sábado (30), o que já seria um indicativo de que ela não estava bem. Esse animal não costuma ser visto próximo da costa, já que é uma baleia de alto-mar e de mergulho profundo.
Fonte: NSC Total