P U B L I C I D A D E

Banco de Leite e lactário são inaugurados na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis

Ambiente passou por melhorias para proporcionar mais conforto para as pacientes, além de maior segurança para o preparo e armazenamento do leite materno.

Redação PIXTV (Digital)

19 de dezembro de 2023

atualizado às 11:28

O Banco de Leite Humano (BLH) e Lactário e da Central de Informações de Aleitamento Materno da Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, foram inaugurados nesta segunda-feira (18). O ambiente renovado deve proporcionar mais espaço e conforto para as mamães, bem como uma maior segurança para o preparo e armazenamento do leite materno.

A reforma e expansão atenderam às exigências da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e da Vigilância Sanitária. Na ocasião, também foi inaugurado o “Recanto das Mamães”, espaço de acolhimento para as mães dos bebês internados na UTI Neonatal.  

A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, do superintendente dos Hospitais Públicos, Roberto Benedetti, além de dirigentes e funcionários da unidade.

Gilberto Marçal, diretor da maternidade, compartilhou que o Banco de Leite realiza cerca de 800 atendimentos mensais, captando e qualificando aproximadamente 100 litros de leite humano. Com a ampliação, a expectativa é dobrar esse volume para 200 litros. “De uma área de 50 metros quadrados, passaremos para uma área de 150 metros quadrados. A expectativa é que esse número de atendimentos aumente e todo esse trabalho seja realizado com a maior qualidade e segurança. O nosso banco de leite já foi por vezes padrão ouro, e a gente trabalha para buscar essa titulação novamente”, destaca.

Capacidade de estoque também foi ampliada com uma maior número de freezers. | Foto: SES/Divulgação

Segurança alimentar e capacidade de estoque

Cecília Melo, coordenadora do BLH, da Maternidade Carmela Dutra, explica que todo o leite fornecido de doação precisa passar por um processo de pasteurização antes de ser distribuído aos recém-nascidos e que a antiga estrutura, há mais de 40 anos em funcionamento no mesmo local, não suportava mais toda a evolução dessa atividade e o crescimento das demandas.

“É um processo bastante exigente para que a gente consiga entregar o leite com segurança alimentar. Essa nova estrutura ampliada vai possibilitar que a gente execute a pasteurização com maior segurança, com todos os equipamentos exigidos pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e também pela Vigilância Sanitária Municipal”, avalia

A capacidade de estoque também foi ampliada com uma maior número de freezers, facilitando a logística desde a captação, processamento, até a distribuição do leite materno.

A coordenadora destacou também que o leite é destinado, prioritariamente, a recém-nascidos prematuros, de baixo peso e com intercorrências em UTI neonatal, assegurando a oferta de alimento da melhor qualidade possível. No entanto, o leite também é disponibilizado aos demais bebês internados na maternidade que, eventualmente, precisem receber algum tipo de complementação.

Doações e Contato

Atualmente, a MCD mantém entre 50 a 60 doadoras vinculadas mensalmente, captando entre 100 a 150 litros mensalmente. Para facilitar as doações, a equipe realiza coleta domiciliar, com mais de 120 visitas mensais para manutenção dos estoques. Mulheres saudáveis que amamentam e produzem excedente de leite podem contribuir entrando em contato pelo whatsapp do Banco de Leite da Maternidade Carmela Dutra no número 3664-3920, onde as equipes organizarão a primeira visita domiciliar.

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E