Dom Adilson Pedro Busin, CS, bispo da Diocese de Tubarão (SC), participou nesta quinta-feira (26) de uma audiência com o Papa Leão XIV na Sala do Consistório, no Vaticano. Também estiveram presentes bispos Redentoristas e Scalabrinianos.
O Papa ressaltou que os dois grupos trazem ao seu ministério a herança de carismas importantes, especialmente no serviço aos migrantes e na evangelização dos pobres e distantes. Na ocasião, destacou Santo Afonso Maria de Ligório.
“Santo Afonso Maria de Ligório, ao entrar em contato com a miséria dos bairros mais abandonados de Nápoles no século XVIII, renunciou a uma vida confortável e a uma carreira lucrativa, abraçando a missão de levar o Evangelho aos últimos”, afirmou o Pontífice.
Sobre São João Batista Scalabrini, um século depois, disse que “soube sentir e fazer suas as esperanças e os sofrimentos de muitas pessoas que partiam, deixando tudo para trás, em busca de um futuro melhor para si e para suas famílias em países distantes”.
“Ambos foram fundadores, tornaram-se bispos e responderam aos desafios de sistemas sociais e econômicos que, ao mesmo tempo em que abriam novas fronteiras, deixavam para trás miséria ignorada e problemas, criando bolsões de degradação que ninguém parecia querer enfrentar.”
Dom Adilson é missionário da Congregação dos Padres Scalabrinianos, tendo ingressado em 1979 no Seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos.
O bispo diocesano participou, ontem (25), do Jubileu dos Bispos, que reuniu cerca de 400 episcopados. A viagem de Dom Adilson segue até 4 de julho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Tubarão






