Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Calorão aumenta consumo de água em várias cidades do PR

Em Curitiba, nos dias em que a temperatura superou 30°, o aumento de consumo registrado em 24h seria suficiente para enfileirar caminhões-pipa numa distância de 100 quilômetros.
Foto: Sanepar

Redação PIXTV (Site)

19 de fevereiro de 2025

atualizado às 13:37

As alterações climáticas que têm afetado o planeta afetam os setores de serviços de uma forma geral e especial o fornecimento de água. O calor intenso favorece um maior consumo de água, com a repetição de banhos, mais usos da água para limpeza das casas, calçadas, carros e, principalmente, o uso de piscinas domésticas.

Leia também: Condenado por estuprar enteada, homem é preso 18 anos após o crime em SC

A precipitação de chuvas de forma rápida e intensa, elevações de temperatura acima das médias históricas, com sensação térmica elevada, modificou a operação do sistema de abastecimento de água em várias cidades do Paraná.

Apesar dos investimentos frequentes e constantes na ampliação e na manutenção dos sistemas de abastecimento de água de todo Paraná, houve regiões em que os picos de elevação de consumo interferiram na operacionalização dos sistemas, provocando desequilíbrio entre a produção e a demanda de água. Ainda assim, na maior parte do Estado, os sistemas de produção e distribuição de água estão com operando dentro da normalidade.

Em algumas cidades do Estado, o consumo subiu mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, o volume de água produzida aumentou 33%. “Isso equivale a dizer que o consumo foi como se em um dia a população da cidade aumentasse repentinamente em 5,5 mil pessoas”, destaca o gerente-geral, Fábio Basso.

Em Curitiba, por exemplo, nos dias em que as temperaturas superaram os 30°, o aumento de consumo registrado foi cerca de 10% maior. Isto significa que em um único dia, o volume de água entregue pela Sanepar nas casas dos curitibanos foi de 105 milhões de litros por dia a mais que o normalmente distribuído.

“Isto provoca um grande impacto na capacidade de produção e nos equipamentos de bombeamento de água que trabalham no limite da capacidade operacional”, completa Basso.

A quantidade a mais de água distribuída seria suficiente para enfileirar 10.500 caminhões-pipa, com capacidade de 10m³, o que representa uma distância de mais 100 quilômetros.

Na região Noroeste, onde cidades como Paranavaí, Umuarama e Maringá, onde as temperaturas ficaram entre 35° e 37°, o aumento do consumo de água ficou, em média, 11% maior. Na região de Londrina (Norte) o consumo cresceu na última semana acima dos 20% em relação à média do ano passado.

“Com a temperatura acima da média e com a sensação térmica elevada, há uma relação de consumo maior que pode variar de 2 a 5% para cada grau de temperatura, isto acima dos 30 graus”, explica o gerente-geral de Londrina, Gil Gameiro. Ele diz ainda que além deste fator, a temperatura, principalmente à noite, e perdurando por vários dias, traz consequências aos sistemas de abastecimento de água.

“Mesmo trabalhando initerruptamente, os sistemas perdem os níveis de reservação, ficando críticos, o que impacta na manutenção da pressão nas redes de distribuição de água e que pode afetar o abastecimento em algumas regiões das cidades, especialmente, nas áreas mais altas e distantes”, acrescenta.

Investimentos

Nos últimos cinco anos, a Sanepar tem investidos pesadamente na ampliação do sistema de abastecimento de água. Na Região Metropolitana de Curitiba mais de 30 empreendimentos foram incorporados aos sistemas, nos últimos quatros ano. A previsão de investimento é de R$ 11,8 bilhões para os sistemas de água e esgoto em todo Paraná, no ciclo 2025 - 2029.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

THUMB CORTES (3)
Obras da ponte de Guaratuba (PR) avançam e chegam a 38,8%
THUMB CORTES (1)
Homem envolvido em furtos de celulares é preso em Garopaba (SC)
fta20241126069-676x450
Carrefour anuncia fechamento de mais supermercados da bandeira Nacional no RS
img_777F02304B3C9A165CB2D07DE8F8132CBAF1
IPTU 2025 em Garopaba (SC); quem fizer pagamento à vista terá 15% de desconto
condenacao-criminal-elimina-concurso_wid
Homem vai ao fórum resolver questão pessoal e acaba preso em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E