P U B L I C I D A D E

Calorão aumenta consumo de água em várias cidades do PR

Em Curitiba, nos dias em que a temperatura superou 30°, o aumento de consumo registrado em 24h seria suficiente para enfileirar caminhões-pipa numa distância de 100 quilômetros.
Foto: Sanepar

Redação PIXTV (Site)

19 de fevereiro de 2025

atualizado às 13:37

As alterações climáticas que têm afetado o planeta afetam os setores de serviços de uma forma geral e especial o fornecimento de água. O calor intenso favorece um maior consumo de água, com a repetição de banhos, mais usos da água para limpeza das casas, calçadas, carros e, principalmente, o uso de piscinas domésticas.

Leia também: Condenado por estuprar enteada, homem é preso 18 anos após o crime em SC

A precipitação de chuvas de forma rápida e intensa, elevações de temperatura acima das médias históricas, com sensação térmica elevada, modificou a operação do sistema de abastecimento de água em várias cidades do Paraná.

Apesar dos investimentos frequentes e constantes na ampliação e na manutenção dos sistemas de abastecimento de água de todo Paraná, houve regiões em que os picos de elevação de consumo interferiram na operacionalização dos sistemas, provocando desequilíbrio entre a produção e a demanda de água. Ainda assim, na maior parte do Estado, os sistemas de produção e distribuição de água estão com operando dentro da normalidade.

Em algumas cidades do Estado, o consumo subiu mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, o volume de água produzida aumentou 33%. “Isso equivale a dizer que o consumo foi como se em um dia a população da cidade aumentasse repentinamente em 5,5 mil pessoas”, destaca o gerente-geral, Fábio Basso.

Em Curitiba, por exemplo, nos dias em que as temperaturas superaram os 30°, o aumento de consumo registrado foi cerca de 10% maior. Isto significa que em um único dia, o volume de água entregue pela Sanepar nas casas dos curitibanos foi de 105 milhões de litros por dia a mais que o normalmente distribuído.

“Isto provoca um grande impacto na capacidade de produção e nos equipamentos de bombeamento de água que trabalham no limite da capacidade operacional”, completa Basso.

A quantidade a mais de água distribuída seria suficiente para enfileirar 10.500 caminhões-pipa, com capacidade de 10m³, o que representa uma distância de mais 100 quilômetros.

Na região Noroeste, onde cidades como Paranavaí, Umuarama e Maringá, onde as temperaturas ficaram entre 35° e 37°, o aumento do consumo de água ficou, em média, 11% maior. Na região de Londrina (Norte) o consumo cresceu na última semana acima dos 20% em relação à média do ano passado.

“Com a temperatura acima da média e com a sensação térmica elevada, há uma relação de consumo maior que pode variar de 2 a 5% para cada grau de temperatura, isto acima dos 30 graus”, explica o gerente-geral de Londrina, Gil Gameiro. Ele diz ainda que além deste fator, a temperatura, principalmente à noite, e perdurando por vários dias, traz consequências aos sistemas de abastecimento de água.

“Mesmo trabalhando initerruptamente, os sistemas perdem os níveis de reservação, ficando críticos, o que impacta na manutenção da pressão nas redes de distribuição de água e que pode afetar o abastecimento em algumas regiões das cidades, especialmente, nas áreas mais altas e distantes”, acrescenta.

Investimentos

Nos últimos cinco anos, a Sanepar tem investidos pesadamente na ampliação do sistema de abastecimento de água. Na Região Metropolitana de Curitiba mais de 30 empreendimentos foram incorporados aos sistemas, nos últimos quatros ano. A previsão de investimento é de R$ 11,8 bilhões para os sistemas de água e esgoto em todo Paraná, no ciclo 2025 - 2029.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E