Um caminhoneiro de 55 anos foi preso na noite desta segunda-feira (9) após uma perseguição policial na BR-101, entre os municípios de Capivari de Baixo e Pescaria Brava, no Sul de Santa Catarina. O homem transportava cerca de 120 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai — cada uma contendo 50 pacotes — e desobedeceu ordem de parada da Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM: Tiroteio deixa o Rio de Janeiro em nível 2 de alerta
A ação teve início após informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicarem que um caminhão com carga ilícita passaria pela região de Tubarão. Policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) localizaram o veículo por volta das 20h em Capivari de Baixo e tentaram realizar a abordagem com sinais luminosos e sonoros, mas o motorista não obedeceu e iniciou fuga em alta velocidade.
Conforme informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, durante a perseguição, o condutor fez diversas manobras perigosas, colocando em risco outros motoristas e quase colidiu com uma motoneta Honda Biz. Para evitar um acidente mais grave, os policiais realizaram disparos contra um dos pneus traseiros do caminhão, forçando o motorista a parar em um posto de combustíveis em Pescaria Brava.
Mesmo após a parada, o homem tentou fugir a pé, mas foi alcançado e preso pelos agentes. No caminhão, os policiais encontraram os cigarros contrabandeados, que, segundo o suspeito, foram carregados em Tubarão e seriam levados para Florianópolis.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando e direção perigosa e encaminhado à sede da Polícia Federal em Criciúma, também no Sul do Estado.