A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo (SC) reforça a convocação de pais e responsáveis para a imunização de crianças e adolescentes contra o Papilomavírus Humano (HPV). Seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde, a vacina agora é aplicada em dose única, garantindo proteção simplificada e eficaz para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
O imunizante é a principal forma de prevenção contra doenças graves que podem se manifestar na vida adulta. O HPV é um vírus de alta circulação e está diretamente relacionado ao surgimento de cânceres de colo do útero, pênis e garganta, além de verrugas genitais.
Proteção e Conscientização
Para o coordenador da Vigilância em Saúde e enfermeiro, Rodrigo Vargas de Souza, a vacinação deve ser vista como um investimento na saúde futura dos jovens. “A vacina contra o HPV é um cuidado com o futuro dos seus filhos. Ela previne doenças graves e salva vidas. Vacinar agora é um ato de amor e responsabilidade”, destaca o coordenador.
A secretaria também busca desmistificar preconceitos que cercam o imunizante. De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Arent, a aplicação da vacina visa garantir que o jovem esteja protegido antes de qualquer contato com o vírus, quando o sistema imunológico responde de forma mais robusta.
Onde vacinar
Para garantir a dose, os pais ou responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Em janeiro, a sala de vacina das UBS Centro II e Santa Lúcia ficam abertas das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
Já a sala de vacinas da UBS Três de Maio nos dias 06, 13, 20 e 27 funcionará das 16 às 20 horas. A vacina BCG será feita nas segundas-feiras na UBS Santa Lúcia.
A vacina é segura, aprovada por órgãos internacionais de saúde e está disponível gratuitamente em toda a rede municipal de Capivari de Baixo.






