P U B L I C I D A D E

Cardeais entram em reclusão antes do conclave para eleger novo papa

Capela Sistina recebe amanhã os 133 cardeais votantes.
Foto: Vatican Media/Simone Risoluti/Via Reuters

Redação PIXTV (Site)

6 de maio de 2025

atualizado às 10:49

Os cardeais que participarão do conclave para eleger um novo papa começaram nesta terça-feira (6) a fazer o check-in em dois hotéis do Vaticano, onde ficarão impedidos de ter contato com o mundo exterior enquanto decidem quem deve suceder o papa Francisco.

LEIA TAMBÉM: Polícia do RS prende quadrilha especializada em roubos a motoristas de entregas

O conclave começará a portas fechadas na Capela Sistina na tarde de quarta-feira (7), com todos os cardeais com menos de 80 anos de idade podendo votar em quem deve ser o próximo líder da Igreja, que congrega 1,4 bilhão de membros em todo o mundo.

A corrida para suceder Francisco, que morreu no mês passado, é vista como muito aberta. Embora alguns nomes tenham sido citados como possíveis favoritos, vários dos 133 cardeais que deverão votar no conclave disseram que não sabem quem será o próximo papa.

"Não tenho nenhum palpite", disse o cardeal Robert McElroy durante uma visita a uma paróquia em Roma na noite de segunda-feira (5).

O processo do conclave é "profundo e misterioso", afirmou McElroy, o arcebispo de Washington. "Não posso lhe dar nenhuma ideia de quem está à frente", disse ele.

Alguns cardeais estão procurando um novo papa que dê continuidade à iniciativa de Francisco de criar uma Igreja mais transparente e acolhedora, enquanto outros estão buscando um retorno às raízes mais tradicionais que valorizam a doutrina.

Os conclaves geralmente se estendem por vários dias, com várias votações realizadas antes que um candidato obtenha a maioria necessária de três quartos para se tornar papa.

Durante o período do conclave, os cardeais votantes ficarão em duas hospedarias do Vaticano e farão um juramento de não entrar em contato com ninguém que não esteja participando da votação secreta.

Francisco tinha como prioridade nomear cardeais de países que nunca os tiveram antes, como Haiti, Sudão do Sul e Mianmar.

Esse conclave será o mais diversificado geograficamente nos 2 mil anos de história da Igreja, com a participação de clérigos de 70 países.

O cardeal japonês Tarcisio Isao Kikuchi disse ao jornal La Repubblica que muitos dos 23 cardeais da Ásia que votarão no conclave planejam votar em bloco.

Ele contrastou a estratégia deles com a dos 53 cardeais da Europa, que são conhecidos por votar em termos de países individuais ou outras preferências pessoais.

"Nós, asiáticos, provavelmente somos mais unânimes em apoiar um ou dois candidatos... veremos qual nome sairá como o principal candidato", declarou Kikuchi.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

THUMB CORTES (75)
Terremoto no mar causa alerta de tsunami no Chile e Argentina
WhatsApp Image 2025-05-02 at 15.19
Garopaba inicia Safra da Tainha em meio a impasse sobre cotas para a pesca artesanal em SC
05-INCÊNDIOS FLORESTAIS
EUA e Israel declaram emergência por incêndios florestais
26170133_121351_GD
Condenado por homicídio e roubo é preso enquanto trabalhava na coleta de lixo em Garopaba (SC)
55C46763BAB76F092B8A5F116C46E7B21952_pre
Homem condenado a 28 anos de prisão por estupro de vulnerável no RS é preso em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E