Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Causa da morte de jovens encontrados dentro de BMW em Balneário Camboriú é divulgada

A conclusão da investigação confirmou que eles morreram asfixiados por monóxido de carbono. Modificações feitas no carro provocaram a tragédia.

Redação PIXTV (Digital)

12 de janeiro de 2024

atualizado às 14:31

A causa da morte dos quatro jovens encontrados desacordados dentro de uma BMW na manhã de 1º de janeiro, na rodoviária de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, foi revelada nesta sexta-feira (12) durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis. A conclusão da investigação confirmou que eles morreram asfixiados por monóxido de carbono.

Os laudos comprovaram que a tragédia ocorreu devido ao vazamento de gás pelo ar-condicionado, causado por customizações feitas no veículo para conferir maior potência e ruído.

Os exames mecânicos revelaram, por exemplo, alterações no catalisador, uma tubulação inadequada ligada ao escapamento, modificações na parte média do escapamento para gerar mais ruídos, alterações no silenciador e a presença de um chip de potência.

Ainda conforme a investigação, houve uma adulteração no downpipe que é uma tubulação que conecta a saída do coletor de escapamento ao restante do sistema de escapamento.

De acordo com as autoridades, três das vítimas apresentaram mais de 50% de monóxido de carbono no sangue, enquanto uma delas registrou 49%. Esse elevado nível foi determinante para as quatro mortes, causando convulsões e tornando-se extremamente perigoso.

A perícia também constatou que as vítimas não apresentavam sinais de violência. Além disso, nenhuma substância ilita foi encontrada dentro do veículo e não havia álcool no sangue do motorista.

Gustavo Pereira Silveira Elias, 24 anos, Karla Aparecida dos Santos, de 19, Tiago de Lima Ribeiro, de 21, e Nicolas Kovaleski, de 16, apresentavam sinais de asfixia, manchas avermelhadas pelo corpo, além de espuma expelida pela boca.

A BMW pertence à mãe de Tiago de Lima Ribeiro.

Responsabilidade

Segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, a BMW não será responsabilizada, pois foram feitas adulterações no veículo. Portanto, a investigação conclui que não se trata do carro original vendido pelo fabricante.

De acordo com a Polícia Civil, o inquérito ainda não foi concluído, mas está caminhando para o enquadramento em homicídio culposo devido às supostas adulterações feitas na BMW pelos mecânicos. Os supostos responsáveis serão ouvidos pela Polícia durante a investigação.

“Da forma como foi realizada, as modificações não são permitidas pela lei”, explica o perito criminal Luiz Gabriel Alves de Deus.

Intoxicação por monóxido de carbono pode ser fatal

A substância altamente tóxica, não tem cheiro e cor e pode levar à morte por asfixia. Especialistas alertam para o perigo das pessoas estarem em locais fechados que não tenham entrada de ar. Confira abaixo!

Com informações do ND Mais

VEJA TAMBÉM:

collage-29-800x533
SC: polícia investiga assassinato de duas mulheres em Navegantes
WhatsApp Image 2024-07-02 at 08.02
Acidente durante perseguição policial deixa um morto no Norte de SC
modelo siteYT (1)
SC: incêndio em edificação multifamiliar deixa feridos em Tubarão
modelo siteYT (5)
Garopaba (SC): motorista é jogado para fora do carro em acidente
modelo siteYT (3)
Adolescente esfaqueia colega em escola de Palhoça (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E