A abertura oficial da 39ª Oktoberfest Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, ocorreu na noite de ontem (10) no Parque da Oktoberfest do município. Até 27 de outubro, a festa germânica vai destacar o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, com o tema Celebrando a Imigração Alemã.
Leia também: Grande evento celebra aniversário da ONG Ser Humano Surf em Garopaba (SC)
2024: o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no RS
A imigração alemã para o Brasil completou 200 anos em 25 de julho deste ano. A data marca a chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã em São Leopoldo.
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi instituída pelo governador Eduardo Leite em 2021. Em 2023, a comissão foi reformulada para incluir novas instituições e eventos em mais regiões no Estado.
Neste ano, as celebrações ocorrem em diferentes cidades gaúchas e irão se estender até dezembro.
A 39ª Oktoberfest
Com uma tradição de quase quatro décadas, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e a segunda maior do Brasil. O evento ressalta a cultura germânica e é uma forma de atrair o público do Estado e do país para fomentar o turismo local.
Os festejos ocorrem em três momentos diferentes do mês: de 10 a 13, 17 a 20 e também entre 24 e 27 de outubro. Os visitantes contarão com cerca de 130 expositores, 40 pontos de gastronomia e diversas atrações musicais nacionais e da região.