A paralisação do transporte público de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, foi encerrada por volta das 16h desta segunda-feira (13). Após acordo firmado com a prefeitura da cidade, a Expresso Garopaba, concessionária responsável pelo serviço, decidiu encerrar a mobilização, que havia sido motivada pelos atrasos no pagamento enfrentados desde 2023, ano em que o Programa Tarifa Zero foi implementado.
Conforme nota da empresa, a prefeitura se comprometeu a quitar os débitos referentes aos últimos três meses de 2024 nos próximos dias.
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Confira abaixo a nota emitida pela empresa:
Entenda o caso
A Expresso Garopaba amanheceu com as atividades paralisadas. A empresa informou que vem enfrentando atrasos nos pagamentos desde 2023, ano em que o Programa Tarifa Zero foi implementado.
Em nota, a concessionária informou que, desde junho de 2024, a prefeitura da cidade passou a realizar os pagamentos de forma parcelada, o que resultou no acúmulo de valores em aberto. Segundo o documento, a situação piorou quando a empresa deixou de receber os pagamentos pelos serviços prestados por quilômetro rodado, referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
A empresa também alega que a prefeitura não tem cumprido o contrato firmado, especialmente no que diz respeito ao reajuste do valor do quilômetro rodado.
A concessionária destacou que, em 26 de dezembro de 2024, encaminhou um ofício à Diretora de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Garopaba, Tatiane Pereira dos Santos, detalhando os problemas enfrentados.
Na semana passada, em entrevista à rádio local 94.7 FM, ao ser questionado sobre boatos de possível paralisação por parte da concessionária, o prefeito Junior de Abreu Bento (PP) disse que a gestão pública não havia sido notificada.
Na manhã de hoje, a administração municipal emitiu uma nota sobre o caso. Confira:
A Prefeitura de Garopaba informa que, até a manhã desta segunda-feira (13), não foi notificada pela Expresso Garopaba, empresa concessionária responsável pelo transporte público coletivo, sobre a paralisação dos serviços no município. Por se tratar de um serviço essencial, a previsão legal obriga a comunicação de possível greve à prefeitura com, no mínimo, 72 horas de antecedência. Além disso, é obrigatória a manutenção de um percentual mínimo de 30% de transporte público em atividade.
A Prefeitura de Garopaba reforça que está atenta à situação e reitera que continuará tomando todas as medidas necessárias para assegurar que o transporte público coletivo funcione de maneira adequada e eficiente, conforme o que é exigido legalmente e acordado com a concessionária. A administração municipal permanece à disposição para esclarecer qualquer dúvida e manterá a transparência sobre o andamento das ações em curso.