Desde a madrugada de segunda-feira (4), diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm enfrentado problemas devido às chuvas fortes e rajadas de ventos. As defesas civis dos dois Estados emitiram alertas para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, informou que o grande volume de chuva que atingiu o Norte do Rio Grande do Sul provocou alterações no tráfego da região. Pelo menos 12 trechos de rodovias federais e estaduais foram bloqueadas total ou parcialmente nesta segunda.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há 215 pessoas desalojadas no Estado. Quatro mortes foram confirmadas nesta segunda.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, até a noite de segunda-feira, as cidades com maior volume acumulado de chuva nas últimas 72 horas eram Passo Fundo (291,6 mm), Água Santa (221,6 mm), Ijuí (217,6 mm), Entre-Ijuís (207,4 mm) e Vacaria (202,2 mm). Além disso, foram reportados alagamentos nos municípios de Santo Expedito do Sul, Lajeado do Bugre, Nova Bassano, São Jorge, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Ibiraiaras e diversos outros pontos.
Em Santa Catarina, risco alto de ocorrências associadas às intensas rajadas de ventos de até 113 km/h se confirmou. Conforme a Defesa Civil, o temporal levou a destelhamentos, quedas de árvores e postes e danos na rede elétrica, a maior parte concentrada em municípios da região Oeste, como Xanxerê, Novo Horizonte e São Domingos.