A chuva recorde que atinge Garopaba, no Sul de Santa Catarina, desde a última quarta-feira (10), causou estragos e transtornos para a população. O acumulado de chuvas no período foi de 377.5mm, mais que o registrado em cidades como Florianópolis (188.6), Imbituba (183.8) e Tubarão (145.6). O município segue em situação de alerta, já que a previsão de fortes chuvas permanece para toda esta segunda-feira (15).
Leia também: Morro dos Cavalos (SC), na BR-101, segue com bloqueio total
Segundo a Defesa Civil municipal, há registros de ruas e residências com alagamentos, vias com inundações, deslizamentos de pedras, terra e buracos formados devido ao acúmulo de chuvas. Algumas regiões mapeadas como áreas de risco foram isoladas, mas não há vítimas fatais, apenas com danos materiais. As equipes de segurança e serviços públicos permanecem nas ruas, em diferentes regiões, onde realizam trabalhos de reparo e manutenção.
A Prefeitura de Garopaba orienta que:
Para os casos de resgate de famílias, ligue para o Corpo De Bombeiros Militar, no 193. Para quem precisar de alojamento e/ou comunicar situações de risco com infraestrutura, como alagamentos e inundações, ligue para o GRAC e Defesa Civil, no 32548199, ou instagram @governodegaropaba. Entre em contato quando for necessário. Realize uma auto análise do risco, para que as medidas sejam eficazes para preservar a vida.
Aulas suspensas
Pensando na segurança na locomoção das crianças e adolescentes, nesta segunda-feira, estão suspensas as atividades no transporte escolar, e as aulas nas escolas da Rede Municipal de Garopaba, incluindo a Escola Municipal de Esporte. As escolas da Rede Estadual suspenderam a aulas apenas no período da manhã. Qualquer dúvida, recomenda-se que os pais e familiares dos estudantes, entrem em contato com a equipe de direção da instituição escolar.
Saúde
Apesar de afetado, o Garopaba Pronto Atendimento (GPA) 24h não teve danos que afetem o fluxo de pacientes e de consultas, informou a administração municipal. A Secretaria de Saúde segue com todos os serviço essenciais nesta segunda-feira, com exceção do transporte de Saúde, que está suspenso no sentido Norte, em direção à Florianópolis, por conta da interdição do trânsito na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça.