Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Chuvas SC: Garopaba e Imbituba decretam situação de emergência

Municípios do Sul catarinense relataram estragos e prejuízos devido ao grande volume de chuva registrado neste final de semana.
Com as fortes chuvas, cidades registraram diversos estragos. | Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

16 de abril de 2024

atualizado às 09:46

Dois municípios do Sul de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que têm causado transtornos à população. Os decretos foram assinados nesta segunda-feira (15) pelas prefeituras de Imbituba e Garopaba.

O mau tempo já provocou diversos estragos no Estado, principalmente na região da grande Florianópolis. Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), 82 pessoas estão desalojadas (20 em Biguaçu, dois em Imbituba, oito em São José, 50 em Palhoça e dois em Tubarão). Além disso, até 17h de segunda, 11 pessoas estavam desabrigados em Palhoça.

O grande volume de chuva registrado neste final de semana também provocou o bloqueio na BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. A Interdição aconteceu após queda de barreira, o afundamento e a abertura de crateras na pista. Após mais de 50 horas de trabalho, o trecho foi parcialmente liberado na manhã desta terça-feira (16).

Situação em Imbituba

“O Estado de Emergência vai nos dar mais agilidade nas correções que precisam ser feitas e que a população seja atendida rapidamente”, disse o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Segundo a Defesa Civil do Município, foram 155 milímetros de chuva em 48 horas. “O previsto para dois meses em apenas dois dias. Isso resultou na destruição de ruas, alagamento de vias e residências que acabaram prejudicando os munícipes. Estamos levantando todas as ocorrências e necessidades para que possamos resolvê-las o mais breve possível”, destacou o Prefeito.

Imagens mostram situação em Imbituba. | Fotos: Prefeitura de Imbituba/Divulgação

Uma família de três pessoas ficou desabrigada e está sendo atendida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Seash). “Dez pontos na cidade são nossas prioridades neste momento. Principalmente ruas em Nova Brasília, Arroio e Araçatuba que ainda estão intransitáveis, pois a água não baixou nesses locais. Ao longo da semana a Secretaria de Infraestrutura estará fazendo um Mutirão para realizar a manutenção nas ruas que estão intransitáveis”, comentou o prefeito.

No Arroio, a Rua Manoel Ataíde da Rosa não aguentou o fluxo de água e acabou desabando, como outras ruas do município que também ficaram intransitáveis. A chuva também causou danos na região de Ibiraquera (Praia do Rosa). As estradas ficaram intransitáveis em alguns pontos.

Por conta dos problemas nas estradas, o transporte público e a coleta de resíduos ficaram prejudicados nesta segunda-feira (15). As aulas na Rede Municipal de Ensino também foram suspensas.

Com relação à coleta de lixo, em alguns bairros, como, Arroio, Alto Arroio e Ibiraquera (Praia do Rosa), o caminhão não está conseguindo ter acesso para coletar os materiais, informou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A situação deve ser normalizada quando o tempo melhorar.

Situação em Garopaba

Segundo a Prefeitura de Garopaba, com o decreto fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas. A medida é válida para o prazo de 90 dias, e pode ser prorrogada por igual período caso haja necessidade. 

Durante toda a segunda-feira (15), equipes do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (GRAC) foram deslocadas para as áreas mais afetadas, para minimizar os impactos causados na cidade. As operações incluíram a limpeza e manutenção de vias, reparos de buracos, recolhimento de entulhos, desobstrução de redes de drenagem, além de vistorias de morros e encostas, para evitar novos deslizamentos.  Em algumas casas, foi instalada uma bomba de sucção para drenagem da água.  

Órgãos municipais atuam para minimizar impactos da chuvas. | Fotos: Prefeitura de Garopaba/Divulgação

As áreas de risco mapeadas receberam visita para orientar os cidadãos novamente. Não há o registro de desabrigados no município. No entanto, algumas famílias ficaram desalojadas. "É um número difícil de precisar, já que as pessoas saem de suas casas e vão para a casa de parentes, alguns por conta própria, outros com nosso suporte", ressalta o diretor de Defesa Civil de Garopaba, Guilherme Lima. 

A previsão do tempo para esta terça-feira (16) é de chuvas isoladas, com uma queda de temperatura. Para quem precisar de alojamento e/ou comunicar situações de risco com infraestrutura, como alagamentos e inundações, ligue para o GRAC e Defesa Civil, no 32548199. Resgate de famílias, ligue para o Corpo De Bombeiros Militar, no 193.

Ainda conforme a administração municipal, todas as unidades escolares públicas receberam manutenção de limpeza e vistorias na infraestrutura. Por isso, as aulas da rede municipal retornaram nesta terça-feira (16), incluindo a Escola Municipal de Esporte. O transporte escolar também retornou.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2024-07-02 at 08.02
Acidente durante perseguição policial deixa um morto no Norte de SC
modelo siteYT (2)
Morre Dona Adelaide, benzedeira conhecida em Garopaba (SC)
modelo siteYT (15)
Feirão de empregos oferta 4 mil vagas em Porto Alegre
modelo siteYT (3)
Adolescente esfaqueia colega em escola de Palhoça (SC)
whatsapp-image-2024-07-03-at-122950
Grupo é preso quando fazia desmanche de carro furtado em Joinville (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E