O projeto Ciclo de Oficinas: Poesia Visual, contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, com apoio da Prefeitura de Gravatal, levou oficinas gratuitas a escolas públicas da Cidade das Termas, estimulando a criação poética a partir do diálogo entre palavra e imagem. Foram quatro edições presenciais com duas horas de duração, realizadas nos dias 13 de novembro e 11 de dezembro na EEB Fernando José Cardoso e na EEB Catequista Joana Pendica, ambas em Gravatal. No total, 80 alunos com idades entre 11 e 15 anos participaram da formação.
A proposta do Ciclo de Oficinas foi aproximar os participantes da poesia visual de forma acessível e desmistificada, desfazendo a ideia de que o fazer artístico depende de algum “dom” especial. A partir de exercícios práticos, os participantes exploraram técnicas como Poesia de Blecaute, Poesia Concreta, colagens e experimentações gráficas, descobrindo novas possibilidades de criação de sentido entre texto e imagem. As aulas também incluíram a apresentação de conceitos fundamentais da poesia e referências de autores de Santa Catarina e do território gravatalense, ampliando o repertório literário local.


As oficinas foram ministradas por Djin Samsa, artista gravatalense, autor dos livros Istmo (2019), Ilegível (2019) e Um corte seco (2025). Com quase duas décadas de atuação como músico e experiência recente na produção cultural, Djin é fundador da Desvioz Produções – que assina a produção do projeto – e trabalha na criação de projetos que integram literatura, artes visuais e cultura comunitária no sul de Santa Catarina.
O projeto Ciclo de Oficinas: Poesia Visual buscou alcançar comunidades afastadas do centro de Gravatal, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a descentralização de ações artísticas. Além das práticas criativas, a iniciativa também promoveu a valorização da literatura local, com a distribuição gratuita de e-books de poesia de autores catarinenses para os participantes.
O projeto contou ainda com recursos de acessibilidade, como audiodescrição para pessoas cegas e materiais adaptados para surdos. A seleção de obras e autores priorizou diversidade e representatividade, incentivando o reconhecimento de múltiplas identidades e vozes no campo literário.
Links para conhecer outros projetos da Desvioz Produções:
Site: www.desvioz.com.br
Instagram: www.instagram.com/desvioz






