A população de Santa Catarina tem enfrentado uma onda de calor intensa nos últimos dias. A tarde desta segunda-feira (08) foi marcada por altas temperaturas em todo o Estado. Os maiores registros foram no Litoral Sul, onde, no geral, os termômetros variaram entre 31°C e 39°C. Em algumas cidades, a sensação térmica ultrapassou os 50°C.
Destaque para os municípios de Gravatal, Criciúma e Urussanga, onde as estações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) registraram 39,8°C, 38,8°C e 38,2°C respectivamente.
Já no Litoral Norte, as temperaturas durante a tarde variaram entre 30 e 38°C, sendo os maiores valores registrados em Schroeder, com 38,3°C, 37,1°C em Jaraguá do Sul e de 36,9°C em Joinville.
Além das temperaturas altas, a sensação de calor e desconforto foi potencializada pela grande quantidade de umidade relativa na atmosfera, com valores entre 60% a 89%.
De acordo com o cálculo do índice de calor, no Litoral Sul, a sensação térmica ultrapassou os 55°C em alguns municípios, como Criciúma. No Litoral Norte, a sensação térmica ultrapassou os 50°C em Joinville, por exemplo.
Cuidados no calor
A Defesa Civil catarinense ressalta os cuidados que devem ser tomados em dias com temperaturas muito altas, como beber bastante água, evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios ao ar livre nas horas mais quentes do dia, usar roupas leves, bonés, chapéus e filtro solar e procurar ficar na sombra e em lugares abrigados do sol.
Vem chuva por aí?
Segundo boletim da Defesa Civil, a terça-feira (09) será marcada por temporais e chuva intensa no Estado, sobretudo nas áreas entre os planaltos, em todo o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, onde o risco é alto para danos como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Ainda conforme o órgão, em alguns momentos do dia, a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais. Na região do Grande Oeste, as chuvas devem ocorrer de forma mais isolada, sendo o risco moderado.
"É a atuação das instabilidades na atmosfera, combinadas ao calor e a umidade, que favorecem a chuva de forma generalizada, em especial no período entre a tarde e a noite", ressalta o alerta do órgão.