P U B L I C I D A D E

Cidades catarinenses registram sensação térmica acima dos 50°C

Calor sufocante deve dar uma trégua nesta terça-feira (9). Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa no Estado ao longo do dia.

Redação PIXTV (Digital)

9 de janeiro de 2024

atualizado às 11:07

A população de Santa Catarina tem enfrentado uma onda de calor intensa nos últimos dias. A tarde desta segunda-feira (08) foi marcada por altas temperaturas em todo o Estado. Os maiores registros foram no Litoral Sul, onde, no geral, os termômetros variaram entre 31°C e 39°C. Em algumas cidades, a sensação térmica ultrapassou os 50°C.

Destaque para os municípios de Gravatal, Criciúma e Urussanga, onde as estações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) registraram 39,8°C, 38,8°C e 38,2°C respectivamente.

Já no Litoral Norte, as temperaturas durante a tarde variaram entre 30 e 38°C, sendo os maiores valores registrados em Schroeder, com 38,3°C, 37,1°C em Jaraguá do Sul e de 36,9°C em Joinville. 

Além das temperaturas altas, a sensação de calor e desconforto foi potencializada pela grande quantidade de umidade relativa na atmosfera, com valores entre 60% a 89%.

De acordo com o cálculo do índice de calor, no Litoral Sul, a sensação térmica ultrapassou os 55°C em alguns municípios, como Criciúma. No Litoral Norte, a sensação térmica ultrapassou os 50°C em Joinville, por exemplo.

Cuidados no calor

A Defesa Civil catarinense ressalta os cuidados que devem ser tomados em dias com temperaturas muito altas, como beber bastante água, evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios ao ar livre nas horas mais quentes do dia, usar roupas leves, bonés, chapéus e filtro solar e procurar ficar na sombra e em lugares abrigados do sol.

Vem chuva por aí?

Segundo boletim da Defesa Civil, a terça-feira (09) será marcada por temporais e chuva intensa no Estado, sobretudo nas áreas entre os planaltos, em todo o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, onde o risco é alto para danos como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. 

Ainda conforme o órgão, em alguns momentos do dia, a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais. Na região do Grande Oeste, as chuvas devem ocorrer de forma mais isolada, sendo o risco moderado.

"É a atuação das instabilidades na atmosfera, combinadas ao calor e a umidade, que favorecem a chuva de forma generalizada, em especial no período entre a tarde e a noite", ressalta o alerta do órgão.

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E