P U B L I C I D A D E

Cinco mortes: avião de pequeno porte que saiu de SC cai em SP

Queda aconteceu na noite de quarta-feira (23), em Santa Branca. Vítimas ainda não foram identificadas.
eronave saiu de Florianópolis com destino a Belo Horizonte. | Foto: Reprodução/Globoplay

Redação PIXTV (Site)

24 de outubro de 2024

atualizado às 09:32

O avião de pequeno porte que saiu de Florianópolis e caiu no interior de São Paulo na noite de quarta-feira (23), durante uma tempestade, tinha cinco ocupantes. Ninguém sobreviveu. A informação foi confirmada ao g1 pela empresa responsável pela aeronave, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de São Paulo na manhã desta quinta-feira (24).

Leia também: Líder de quadrilha de roubo de cargas é preso no Norte de SC

De acordo com a empresa de táxi aéreo responsável pelo avião, a Abaeté Aviação, ele era ocupado por cinco pessoas, todas colaboradoras da empresa: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico. Trata-se de um voo de traslado que retornava da capital catarinense em direção a Belo Horizonte (MG). A identidade das vítimas não foi divulgada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local ficará isolado até a chegada de agentes da Polícia Técnica Científica e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que ficam responsáveis pela retirada dos corpos. Depois da retirada, os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

Queda do avião

Segundo Aeroporto Interancional de Florianópolis, o voo decolou às 16h58min em direção ao Aeroporto da Pampulha, na capital mineira. O avião bateu em um morro e caiu em uma área de mata em Santa Branca, no interior de São Paulo, no final da tarde de quarta-feira (23), durante uma tempestade. O avião foi localizado pelas equipes de resgate durante a noite, de acordo com o g1.

Segundo consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tem autorização para operar como táxi aéreo e pertence à empresa Ata Aerotaxi Abaete LTDA, com sede em Salvador (BA). O avião é um Embraer-121 Xingu, um bimotor turbohélice com capacidade para transportar oito pessoas (seis passageiros), de fabricação da Embraer.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave sumiu dos radares de monitoramento às 18h39min. Perto das 23h, os bombeiros informaram que equipes de resgate chegaram ao local onde o avião caiu e encontraram os destroços. Até a 1h, não haviam sido identificados sinais de sobreviventes.

“As condições adversas, como a forte chuva, a baixa visibilidade e o estado de destruição da aeronave, têm dificultado a localização das vítimas”, informou o Corpo de Bombeiros local, em nota.

Segundo os registros, a documentação da aeronave estava regular. A Certidão de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião venceria em 25 de junho do ano que vem e a situação de aeronavegabilidade era considerada “normal”.

A aeronave caiu em uma área de mata em uma região de difícil acesso, perto do limite de Paraibuna e Santa Branca, municípios a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Moradores da região relataram um ruído que identificaram como uma falha num motor. Logo em seguida, um estrondo de explosão.

Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia no momento do acidente. As causas do acidente e a identidade dos ocupantes ainda serão apuradas.

Os trabalhos são coordenados pelo Salvaero, centro responsável pelas operações de buscas e salvamento da FAB. Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também trabalham na operação.

Por meio de nota, a FAB informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MBU, entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca (SP). A investigação ainda está em fase inicial, para descobrir as causas do acidente.

Fonte: NSC Total

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Morre segunda vítima de explosão em posto de gasolina no centro do Rio de Janeiro
faca
Disputa por terras resulta em homem esfaqueado no bairro Palhocinha, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (2)
Mulher condenada a mais de 10 anos de prisão por roubo é capturada em Garopaba (SC)
o-medico-anestesista-giovanni-quintella-
Médico anestesista que estuprou pacientes na sala de parto é condenado a 30 anos de prisão
modelo siteYT (1)
Queda de avião na Índia: mais de 200 corpos já foram recuperados; um passageiro sobreviveu
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E