Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (10) pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) mirou um grupo especializado em cometer furtos em lojas de shopping centers em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Cinco pessoas foram presas temporariamente. Os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre e São Sebastião do Caí.
As investigações começaram em julho, quando uma loja de produtos eletrônicos, localizada em um shopping de Canoas, foi furtada. Segundo apurado pela polícia, os cinco suspeitos entraram no estabelecimento em um horário de pico e escolheram o produto a ser furtado. Em seguida, distraíram os atendentes enquanto uma das comparsas furtava o objeto de alto valor.
A partir daí, diligências foram realizadas e todos os membros do grupo identificados. De acordo com a corporação, eles atuam há anos em conjunto cometendo diversos crimes patrimoniais na Região Metropolitana, tendo como preferência lojas localizadas dentro de shopping centers. O grupo criminoso é investigado em mais de 60 expedientes que apuram crimes da mesma natureza.
"Acreditamos que com as prisões de hoje sentiremos redução nos crimes dessa ordem nos comércios da região metropolitana. É importante que vítimas não deixem de registrar furtos e de preservar imagens do sistema de segurança, de forma a se comprovar a continuidade delitiva e garantir maior responsabilização dos criminosos", disse o delegado da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Cristiano Reschke.