Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Cineclube Meca traz arte, cultura e educação à Garopaba (SC)

Mostra Encantos de Cinema Ambiental exibirá filmes gratuitamente até outubro no Raiz Centro Cultural.

Redação PIXTV (Digital)

12 de março de 2024

atualizado às 15:04

A partir do dia 20 de março, o Raiz Centro Cultural, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, será o ponto de encontro para os adoradores de cinema que moram pelas redondezas.

Até outubro, filmes dos gêneros, ficção, animação e documentários serão exibidos mensalmente de forma gratuita com o propósito de promover um circuito alternativo de cinema, no qual serão exibidos filmes com temáticas socioambientais pouco abordadas pelos meios comerciais. Mas, o que torna o cineclube ainda mais disruptivo, é que, ao final das exibições, grupos de discussão serão criados para debater a respeito das obras, e nas oficinas de formação que serão ministradas pelo cineasta Walter Caira.

O projeto foi contemplado pelo Edital da Lei Aldir Blanc e seu proponente é o diretor Walter Luiz Caira, produtor de diversos filmes de proteção ambiental como o Movimento Esgoto na Lagoa Não. Também produziu o filme de 60 anos de emancipação de Garopaba, é curador e produtor da Meca - Mostra de Cinema Ambiental e também da Ficasc - Cinema Ambiental da Serra Catarinense.

Cinema internacional em Garopaba

O circuito de 8 meses vai trazer conteúdo atualizado e de qualidade do Brasil e de diversas partes do mundo, abordando a questão ambiental em suas diversas nuances, além de promover amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o planeta.

Mudanças climáticas, mobilidade urbana, desmatamento, soberania alimentar, povos originários, consumo, água, ativismo ambiental, contaminação, poluição, vida selvagem e sustentabilidade serão as temáticas que o Cine Clube MECA vai exibir ao longo das dez sessões previstas.

“O cineclube vem preencher uma lacuna nesta importante modalidade artística-cultural que é o cinema. Já que Garopaba e região é um dos locais do Sul do Estado que vem apresentando acelerado crescimento turístico e populacional, é natural que se amplie concomitantemente o cenário cultural da cidade em consonância a esse crescimento", acrescenta Doty Luz, produtor do Cineclube Meca.

O que é um “Cineclube?”

No Brasil, o primeiro cineclube nasceu em 1928, na cidade do Rio de Janeiro e chamava-se Chaplin Club. E desde então, esse movimento ganhou força e inspirou a criação do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, uma entidade que busca o desenvolvimento das políticas públicas para o audiovisual, participando das ações e propondo espaços para a expansão da ação cineclubista.

O Cineclube tem como objetivo a constituição de um circuito alternativo de cinema, exibindo filmes com temáticas pouco abordadas pelos meios comerciais e criar grupos de discussão para esses filmes.

A partir deste viés é possível expandir o aprendizado através da percepção do outro e pessoas menos experientes têm a oportunidade de aprender com os profissionais da área ali presentes.

A história dos cineclubes no mundo foi palco de grandes transformações, já que nos anos 60 na França, cineastas e profissionais da área encontraram ali um espaço onde podiam trocar ideias, materializá-las, transgredi-las e, consequentemente, reinventar a forma de fazer e pensar o cinema.

A experiência de participar de um cineclube proporciona diferentes reflexões sobre a perspectiva cinematográfica. É como se fosse um caldeirão de saberes sobre filmes que proporcionam a transformação humana.

A arte como ferramenta de transformação

Quem já acompanha o trabalho do Doty Luz, conhece bem seu histórico com o compromisso social e ambiental. Diretor do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense e do Meca - Mostra de Cinema Ambiental, vem atuando fortemente na região de Garopaba com projetos que impactam positivamente a vida das pessoas do nosso município.

O Cineclube Meca vem na mesma pegada: proporcionar livre acesso às camadas da sociedade menos privilegiadas, possibilitando que uma ampla gama de cidadãos possam experienciar a arte e aprender a partir de distintas percepções.

Desta forma, Doty aposta na formação de cidadãos conscientes através do cinema, que poderão desenvolver o pensamento crítico para atuar ativamente na transformação social.

Compromisso com a acessibilidade

Regido pela ampla diversidade de temáticas sobre o meio ambiente, o CINE CLUBE MECA busca a importância da democratização da educação e da Inclusão Social, sensibilizando e conscientizando a audiência sobre a necessidade de inclusão de pessoas com deficiência.

O local onde os filmes serão exibidos conta com um ambiente interno e externo, de fácil acesso e espaço exclusivo para cadeirantes, com sinalização e rampas de acesso. Os filmes serão exibidos em audiodescrição, legendagem descritiva e língua brasileira de sinais.

Serviço:

O que: Cine Clube Meca

Quando: A primeira sessão será dia 20 de março, das 19h às 22h.
As próximas datas serão publicadas no Instagram da @meca.oficial_ e Saberescomunica_

Onde: Raiz Centro Cultural
R. Viúva Maria Antonia Dos Santos, 1011 Garopaba - SC, 88495-000

Quanto: Entrada gratuita

Com informações do Instituto de Cinema

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E