Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, vai receber na próxima segunda-feira (24) o Ônibus Lilás, unidade móvel do Governo do Estado voltada ao acolhimento, orientação e atendimento especializado para mulheres. O veículo ficará no Ginásio Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro, das 9h às 15h, com serviços gratuitos na área social, ações de promoção dos direitos humanos e prevenção à violência contra a mulher.
A ação integra o projeto Recomeçar em Movimento, desenvolvido pelo Creas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção feminina a partir de escuta qualificada, acolhimento e disseminação de informações.
A programação inicia às 9h, com abertura oficial e apresentação de dança do Ceaca. Entre 9h e 15h, a equipe técnica do Creas prestará orientações, esclarecimento de dúvidas e inscrições para o Projeto Recomeçar de 2026.
Paralelamente, das 9h às 13h, o Cras promove o projeto Social + Perto de Você, oferecendo informações sobre CadÚnico e Programa Bolsa Família. Serviços de manicure com alunas do Cras serão oferecidos das 9h às 11h e das 13h às 14h.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer estará no local das 9h às 15h, com orientações e atendimento ao público. No mesmo horário, o Sine divulgará vagas de emprego.
A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá auriculoterapia, aferição de pressão arterial e exame de glicemia (HGT) das 9h às 12h.
Às 10h, haverá uma roda de conversa sobre autoestima e empoderamento feminino, conduzida por Meilene V. Nogueira. Das 12h às 13h, o instrutor Alex Nascimento apresenta técnicas de defesa pessoal para mulheres. Encerrando as atividades, das 14h às 15h, o sargento PM Elisson conduz uma roda de conversa sobre o botão do pânico e outros mecanismos de proteção.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Thayse Izidro, a chegada do Ônibus Lilás reforça o compromisso do município com políticas públicas para mulheres. “Nossa intenção é oferecer acesso a serviços fundamentais de forma próxima e humanizada. A programação foi pensada com muito carinho e atenção para acolher e fortalecer a cidadania das mulheres”, afirma.






