P U B L I C I D A D E

Cooperação entre pescadores e surfistas marca o primeiro mês da safra da tainha em Imbituba (SC)

Mais de 77% dos dias foram destinados à pesca artesanal; modelo de gestão com uso de grupos de WhatsApp foi destaque.
Fotos: PMI

Redação PIXTV (Site)

9 de junho de 2025

atualizado às 13:57

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, divulgou, na última semana, um relatório técnico que detalha os primeiros 31 dias da safra da tainha no município. O documento traz dados sobre a prática pesqueira e o uso compartilhado do litoral, além de ressaltar o clima de respeito e cooperação estabelecido entre pescadores artesanais e praticantes de esportes náuticos.

Um dos principais avanços registrados foi a criação de grupos de WhatsApp específicos para cada praia com atividade pesqueira. Nessas conversas, estão reunidos pescadores, representantes dos esportes náuticos, equipe técnica da prefeitura, Colônia de Pescadores de Imbituba – Z13, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Polícia Militar Ambiental. A comunicação direta tem viabilizado a troca rápida de informações e a construção de um ambiente de convivência harmoniosa.

De acordo com o relatório assinado pelo diretor de Agricultura e Pesca, Wagner João Vieira, a troca das bandeiras (branca para pesca e azul para esporte) foi respeitada na maioria das situações. “Na Praia da Vila, por exemplo, houve 18 dias exclusivos para a pesca e 13 dias liberados para o surf. Já outras praias, como Itapirubá, Ribanceira, Ibiraquera e Porto, também mostraram adesão ao modelo de diálogo, o que representa um grande avanço”, disse.

No panorama geral, 77,4% dos dias foram reservados à pesca e 22,6% às atividades náuticas. “Esse equilíbrio é resultado de decisões conjuntas, sempre baseadas nas condições do mar e na presença de cardumes”, observou o diretor.

A secretária Patrícia Menegaz também destacou os resultados positivos da iniciativa. “Este modelo mostra que, quando há diálogo e respeito, todos podem ganhar. Nosso compromisso é manter esse espírito vivo, buscando sempre o equilíbrio entre a cultura pesqueira e o uso sustentável do litoral”, afirmou.

Na última quinta-feira (5), Imbituba registrou uma das capturas mais expressivas da temporada: cerca de 8.500 tainhas na Praia do Luz, duas mil na Praia Vermelha e aproximadamente cinco toneladas em Itapirubá. “Cada novo dia renova nossa expectativa por redes cheias, que fortaleçam a economia local e preservem a identidade cultural de Imbituba”, finalizou a secretária.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Operação conjunta prende padrasto e enteado por estupro de vulnerável em Garopaba (SC)
xr:d:DAFtCte3NTk:72,j:162531860342395611,t:23090813
Rádio Jovem Pan News FM migra para frequência das Comunitárias na Grande Florianópolis
pm-1-750x375
Tentativa de homicídio: homem de 52 anos é esfaqueado e agredido com pá em Imaruí (SC)
WhatsApp Image 2025-09-05 at 10.22
Caso Isadora Viana: oficial de cartório é condenado sete anos após o crime, em Imbituba (SC)
img-16-1200x800
Festival Conecta+ 2025 leva cultura, inovação e atrações gratuitas a São José (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E