O coronel do Exército Freibergue Rubem do Nascimento é o novo controlador-geral do Estado de Santa Catarina, em substituição ao advogado Pedro Waltrick, no cargo desde agosto de 2024. A mudança foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (19).
Leia também: acidente entre ônibus e caminhões no PR deixa 15 feridos
Freibergue é graduado em Administração Pública e Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e mestre em gerenciamento de estresse e ciências militares.
No governo de Jorginho Mello, foi secretário executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos da SC Participações e Parcerias (SCPAR); secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP); e, no último ano, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
“Estou muito feliz de estar a frente da CGE, uma missão atribuída pelo governador Jorginho Mello. Penso que a CGE, assim como a CGU, tem que trabalhar com prevenção, com capacitação e com segurança em todos os processos para que tenhamos qualidade no serviço público. Esta é uma diretriz do nosso governador Jorginho Mello, dar conforto e aconchego a todas as famílias catarinenses”, afirma Freibergue.
Trajetória na Administração Pública
Freibergue tem longa experiência como gestor público. Foi secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019-2020);
coordenador-geral do Ministério da Educação (2020-2021), período em que formulou políticas públicas para a implementação de escolas cívico-militares (Ecim) em todo o Brasil; e diretor dos Correios (2021-2022). Atuou também como assessor Especial Militar do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2012-2015).
Nas Forças Armadas, Freibergue atuou como shefe do Estado Maior do 1º Exercício Internacional Humanitário (2019); subchefe do Preparo do Comando de Operações do Exército Brasileiro (2018); e subdiretor de Abastecimento do Exército Brasileiro (2017).
Freibergue ainda conta com experiência internacional. Foi observador militar das Nações Unidas no Timor Leste (2003-2004); chefe do Grupo Técnico do Brasil no âmbito dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para assuntos de Segurança e Defesa Cibernética (2014); adjunto do Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil nos Estados Unidos e no Canadá (2015-2017).
Sobre a CGE
A CGE é o órgão do Estado responsável em promover a qualidade do gasto público por meio do fortalecimento do controle interno, da integridade, da transparência, da participação social, da prevenção e combate à corrupção.
Fonte: Secom SC