O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou oficialmente, no último dia 20 de abril, a Operação Estação Verão 2024/2025 nas praias do Litoral Sul do Estado. Com o fim da temporada, os postos de guarda-vidas foram desativados e só voltam a funcionar na próxima estação.
LEIA TAMBÉM: Condenado na Lava Jato, ex-presidente Fernando Collor é preso durante a madrugada
Durante 156 dias de atuação, entre 15 de novembro e 20 de abril, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) marcou presença nas praias de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna, realizando mais de 540 mil ações preventivas. A operação foi dividida em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.
Além da prevenção, os bombeiros registraram:
- 434 salvamentos aquáticos
- 131 crianças localizadas após se perderem dos responsáveis
- 2.506 atendimentos por lesões causadas por água-viva
- 1.467 crianças formadas pelo Programa Golfinho, que promove educação e conscientização sobre segurança no mar.
Segundo o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, o encerramento da temporada coincide com a redução do movimento nas praias, mas o alerta permanece:
“Mesmo assim, é fundamental que as pessoas redobrem os cuidados ao frequentar locais sem supervisão”, ressalta o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo.
O CBMSC reforça a importância da prevenção e da atenção redobrada em ambientes aquáticos durante todo o ano, especialmente em áreas sem a presença de guarda-vidas.