O governo do Rio Grande do Sul iniciou a obra de recuperação da cobertura do prédio do Hemocentro do Estado (Hemorgs), em Porto Alegre. Com investimento de R$ 530,6 mil, os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), com fiscalização da 1ª Coordenadoria de Obras Públicas (Crop), sediada na capital. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no primeiro semestre de 2026.
As intervenções já estão em andamento. Na primeira etapa, foi realizada a limpeza das calhas e iniciada a impermeabilização da laje. Na sequência, está prevista a instalação de telhas termoacústicas, que devem proporcionar maior conforto térmico, além de reduzir a necessidade de manutenção e aumentar a segurança e a durabilidade da edificação.
A obra é necessária devido ao desgaste da cobertura do prédio, que apresenta telhas deterioradas, trincas, presença de musgo e infiltrações. Segundo o governo do Estado, esses problemas vinham comprometendo o funcionamento das atividades administrativas e laboratoriais do hemocentro. O sistema de calhas e condutores pluviais também estava obstruído, permitindo o acúmulo de água e agravando os danos estruturais.
Referência em doação de sangue
Localizado no bairro Partenon, o Hemorgs é vinculado ao Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados da Secretaria da Saúde (SES). Inaugurado em 1983, o local é referência no Rio Grande do Sul para os serviços de hemoterapia e hematologia.
Além do Hemorgs, a Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue conta com hemocentros regionais em Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa, além de núcleos hemoterápicos, unidades de coleta e transfusão e pontos fixos de coleta externa espalhados pelo Estado.






