Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Defesa Civil de Garopaba (SC) desenvolve sistema que auxilia no monitoramento das chuvas

Plataforma entrega números com mais precisão e análises pluviais da cidade.

Redação PIXTV (Digital)

25 de agosto de 2023

atualizado às 14:27

O Governo de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, através da Secretaria-Executiva de Gestão Eletrônica, está desenvolvendo juntamente com a Defesa Civil do município, um novo sistema para apoio de decisões em condições climáticas.

Segundo a prefeitura, o projeto não tem custos e pretende monitorar as chuvas, como a análise histórica pluvial na cidade. Sendo desenvolvido na metodologia de Open Source, em breve o código-fonte será liberado publicamente para outros municípios.

Atualmente Garopaba possui três pluviômetros automáticos que leem os dados e envia para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/Cenad). Através dessas informações, a entidade envia o alerta de movimento de massa, isto é, risco de deslizamento de terra, emitido a partir de 70 milímetros.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Rafael Ulysséa, com esses dados gerados, o software sincroniza todo esse banco de dados e demonstra para o município qual o mês com maior volume de chuva, assim como o maior índice entre 24, 36, 48 e 54 horas em cada pluviômetro.

“O banco de dados considerado como oficial é a partir de 2015 e essas informações geradas servirão no futuro para o cálculo da “curva chave” quando o histórico for superior a dez anos. Hoje com o sistema, servirá para o cálculo das isoietas, ou seja, um comparativo das zonas de precipitação de forma mais precisa dentro do município, auxiliando ainda mais na prevenção”, finaliza Rafael.

Projeto tem custo zero. | Foto: Prefeitura de Garopaba/Divulgação

Com informações da Prefeitura de Garopaba

VEJA TAMBÉM:

86c94081-dbe6-4e73-a41e-2b74d6c326cb
Cirurgia com o paciente acordado devolve esperança a jovem de Garopaba (SC)
9-SAÍDA BRUYNE
De Bruyne deixará Manchester City
modelo siteYT (1)
Polícia prende quarteto que vinha amedrontando moradores do Ambrósio, em Garopaba (SC)
imagem_materia
MPSC denuncia empresário suspeito de causar prejuízo de R$ 96 milhões ao Estado
modelo siteYT (2)
PRF apura causas de acidente com explosão na BR-101, no Morro dos Cavalos (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E