O Governo de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, através da Secretaria-Executiva de Gestão Eletrônica, está desenvolvendo juntamente com a Defesa Civil do município, um novo sistema para apoio de decisões em condições climáticas.
Segundo a prefeitura, o projeto não tem custos e pretende monitorar as chuvas, como a análise histórica pluvial na cidade. Sendo desenvolvido na metodologia de Open Source, em breve o código-fonte será liberado publicamente para outros municípios.
Atualmente Garopaba possui três pluviômetros automáticos que leem os dados e envia para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/Cenad). Através dessas informações, a entidade envia o alerta de movimento de massa, isto é, risco de deslizamento de terra, emitido a partir de 70 milímetros.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Rafael Ulysséa, com esses dados gerados, o software sincroniza todo esse banco de dados e demonstra para o município qual o mês com maior volume de chuva, assim como o maior índice entre 24, 36, 48 e 54 horas em cada pluviômetro.
“O banco de dados considerado como oficial é a partir de 2015 e essas informações geradas servirão no futuro para o cálculo da “curva chave” quando o histórico for superior a dez anos. Hoje com o sistema, servirá para o cálculo das isoietas, ou seja, um comparativo das zonas de precipitação de forma mais precisa dentro do município, auxiliando ainda mais na prevenção”, finaliza Rafael.
Com informações da Prefeitura de Garopaba