Comemorado neste domingo (10), o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio varejista. De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas-RS), a expectativa é de que a data injete cerca de R$ 192 milhões na economia de Porto Alegre.
Para garantir uma compra consciente e evitar transtornos, o Procon da Capital orienta os consumidores sobre a importância de verificar o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual. Essas informações devem estar claras no momento da compra e afixadas em local de fácil acesso ao cliente.
Em caso de divergência entre o valor exibido na vitrine e o afixado no produto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que prevalece o menor preço. O Procon também reforça que os estabelecimentos podem praticar preços diferentes de acordo com a forma de pagamento. O uso de cartão de crédito ou débito, por exemplo, pode acarretar acréscimos.
Política de trocas
Presentear alguém nem sempre é tarefa fácil — há sempre o risco de errar o tamanho ou o gosto do presenteado. Por isso, o consumidor deve se informar previamente sobre a política de trocas da loja. A solicitação da nota fiscal também é essencial, pois ela funciona como comprovante para eventuais reclamações ou substituições do produto.
"Para as compras realizadas pela internet, o consumidor tem garantido por lei o direito de arrependimento. O prazo para desistência é de até sete dias corridos a partir do recebimento do produto, independentemente do motivo", pontua o diretor do Procon, Wambert Di Lorenzo.
O CDC também prevê prazos para reclamações em caso de defeitos nos produtos: 30 dias para bens não duráveis — como alimentos, bebidas, produtos de higiene e perfumaria —, e 90 dias para bens duráveis, como roupas, eletroeletrônicos e celulares.