P U B L I C I D A D E

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado hoje

Data busca agradecer aos doadores pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância do ato.
Santa Catarina possui sete Hemocentros. | Foto: Reprodução/PMCB

Redação PIXTV (Site)

25 de novembro de 2024

atualizado às 16:12

Hemocentros de todo o país celebram nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do Sangue. A data foi criada para homenagear aqueles que salvam vidas por meio deste ato tão nobre e solidário. Santa Catarina possui sete Hemocentros: Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau, Joaçaba, Chapecó e Lages. Além de duas unidades de coleta, Jaraguá do Sul e Tubarão. No Estado, há necessidade atualmente de doadores com tipagem sanguínea A+ e B-. E há alerta para o estoque de sangue O+ e O-.

Gesto de solidariedade, a doação de sangue representa uma nova esperança para os que a recebem. A enfermeira da unidade de Tubarão, Luzia Porto Mampelli, afirma que o doador é quem ganha coma ação. “Ser doador é ser um herói anônimo que espalha esperança e amor ao próximo. Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, celebramos a generosidade e a coragem de quem escolhe salvar vidas”, enfatiza.

Conforme Luzia, a unidade de Tubarão atende toda a região. Inúmeros moradores de Capivari de Baixo praticam o gesto de solidariedade. “O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Cada voluntário pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses”, detalha.

Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais de 50kg e apresentar-se munido de documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Os interessados devem agendar um horário por meio do telefone/WhatsApp (48) 3626-7383. A unidade de Tubarão está aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Pessoas que contraíram Covid-19 podem doar sangue, se respeitarem um período mínimo após a melhora completa de sintomas. Para que estejam habilitadas a doar, é necessário que aguarde 30 dias depois que todos os indicativos da doença tenham desaparecido.

Fonte: PMCB

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
1-5
Polícia Militar apreende drogas em veículo e residência de homem em Garopaba (SC)
remedios_2912203617_0
Farmácia Popular: veja como fica lista de medicamentos ofertados
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E