A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), uma operação que apura crimes de furto e roubo cometidos durante a enchente que assolou a cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. Os policiais cumpriram sete medidas cautelares, entre mandados de busca e apreensão e de prisão. A ação, denominada Improbus, contou com a participação da Brigada Militar.
Três pessoas suspeitas de envolvimento nos saques foram presas. Dois deles são integrantes da Defesa Civil municipal — um deles como voluntário, outro como cargo em Comissão na Câmara de Vereadores. Já o terceiro homem foi identificado pela polícia como participante direto de vários saques.
De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, responsável pela Delegacia de Polícia Civil de Eldorado do Sul, os servidores públicos utilizavam a identificação do órgão e materiais que deveriam estar sendo usados no auxílio à população para saquearem produtos de empresas do município, gerando um prejuízo de milhões aos proprietários.
A ação policial é sequência da operação Cronos. A ofensiva realizada em maio cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e oito prisões preventivas, resultando na prisão de 10 pessoas na cidade. Também foram apreendidas toneladas de materiais provenientes dos crimes.