Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Elon Musk vira alvo de inquérito das milícias digitais

Decisão de Alexandre de Moraes sai após multibilionário publicar crítica ao STF e ao ministro.
Elon Musk e Alexandre de Moraes. | Foto: Divulgação e Agência Brasil

Redação PIXTV (Site)

8 de abril de 2024

atualizado às 13:42

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a inclusão do multibilionário Elon Musk entre os investigados do chamado Inquérito das Milícias Digitais (Inq. 4.874), que apura a atuação criminosa de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais para influenciar processos políticos.

Na mesma decisão, tornada pública na noite desse domingo (7), Moraes ordena a instauração de um “inquérito por prevenção” para apurar as condutas de Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), entre várias outras empresas. Segundo o ministro, a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais foi motivada pela possível “dolosa [intencional] instrumentalização criminosa da rede social X”.

Já a abertura de um outro processo deve-se às recentes manifestações de Musk, como a de que liberaria contas de usuários da X suspensas por decisões judiciais brasileiras – conduta que, em sua decisão, Moraes tipifica como possíveis casos de obstrução da Justiça e incitação ao crime.

“Determino, ainda, que a provedora de rede social X se abstenha de desobedecer qualquer ordem judicial já emanada, inclusive realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado por essa Suprema Corte ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil e responsabilidade por desobediência à ordem judicial dos responsáveis legais pela empresa no Brasil”, sentenciou Moraes.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2024-07-02 at 08.02
Acidente durante perseguição policial deixa um morto no Norte de SC
modelo siteYT (2)
Morre Dona Adelaide, benzedeira conhecida em Garopaba (SC)
modelo siteYT (15)
Feirão de empregos oferta 4 mil vagas em Porto Alegre
modelo siteYT (3)
Adolescente esfaqueia colega em escola de Palhoça (SC)
whatsapp-image-2024-07-03-at-122950
Grupo é preso quando fazia desmanche de carro furtado em Joinville (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E